0
(0)

O plástico, por exemplo, é um material muito usado na confecção de embalagens de alimentos por ser versátil.

O problema é que para fabricar o plástico, são usados catalisadores e aditivos, o que contamina o plástico, e consequentemente, a comida.

O alumínio também é um material contaminante, pois possuem BPA em sua composição. Já foi identificado a presença de chumbo em muitos alimentos. A tinta presente na embalagem também pode contaminar o produto.

A maioria das substâncias químicas transferidas das embalagens para os alimentos na verdade não são tão tóxicas assim, o problema é que consumimos alimentos contaminados durante a vida inteira, ou seja, o problema está na frequência do consumo.

Algumas substâncias podem desencadear problemas cardíacos e comprometimento do sistema imunológico. Em bebês, crianças, idosos e gestantes as consequências podem ser mais sérias.

Quando as embalagens são descartadas inadequadamente no meio ambiente, também podem liberar essas substâncias tóxicas e contaminar águas, solos e ar, ou seja, não são apenas os humanos que estão em risco.

Já circularam na internet informações a respeito da contaminação de latinhas de refrigerante. A preocupação é a de que seriam armazenadas em locais sujos e poderiam ser contaminadas com urina de ratos.

Alguns fatores que podem intensificar a contaminação é quando uma embalagem armazena um alimento por muito tempo ou então quando ela é submetida a altas temperaturas.

É muito comum que substâncias passem para os alimentos quando esquentadas no microondas.

Portanto, ao comprar algum alimento embalado, como frutas e vegetais, retire a embalagem quando chegar em casa e lave o produto. Lave também as latinhas de refrigerante e cerveja.

Algumas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para reduzir a contaminação pelas embalagens. Plásticos aditivados com íons de prata são capazes de eliminar microrganismos nocivos.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.