0
(0)

O etanol é conhecido como o biocombustível com menor pegada de carbono do mundo.

Esse combustível é fabricado a partir da cana-de-açúcar e do milho e gera 90% menos gases de efeito estufa do que outros tipos de combustível.

Ou seja, é mais sustentável do que a gasolina, que é proveniente do petróleo, um recurso não-renovável que emite gases poluentes quando utilizado.

Outro benefício do etanol é que sua matéria-prima é inesgotável, ou seja, a cana-de-açúcar e o milho podem ser plantados e colhidos infinitas vezes, diferente do petróleo, que um dia irá acabar.

Além dos benefícios para o meio ambiente, o etanol evita a poluição do ar e não tem consequências para a saúde humana, ou seja, não causa doenças respiratórias.

No caso da gasolina e do diesel a situação é caótica, pois geram benzeno e dióxido de enxofre, dois gases que causam danos pulmonares e são cancerígenos.

Após a cana-de-açúcar ser usada para fabricar o etanol, o bagaço pode ser usado para produzir energia elétrica, ou seja, pode ser usado como biomassa. Trata-se de uma forma de produção de energia de baixa pegada ambiental, pois praticamente não polui o ar.

O maior produtor de etanol do mundo são os Estados Unidos, seguido pelo Brasil. Enquanto o milho é a principal matéria-prima nos Estados Unidos, no Brasil é a cana-de-açúcar.

O Brasil, além de abastecer o mercado interno de etanol, também é conhecido por ser um dos maiores exportadores.

Outro benefício importante do etanol é que ele preserva mais o motor do carro do que a gasolina. Porém, para utilizar o etanol como combustível é necessário ter um motor flex, que aceite tanto o álcool quanto a gasolina.

Um ponto negativo do etanol, segundo a opinião de alguns especialistas, é que são necessárias grandes extensões de terra para o cultivo da cana, e essas terras poderiam estar sendo utilizadas para o cultivo de alimentos para a população.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.