0
(0)

O glitter faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mas principalmente quando chega o carnaval. Além disso, esse material pode ser encontrado em brinquedos e materiais escolares. Tudo fica muito bonito! Mas você sabia que esse material possui impactos ambientais?

O que é o glitter? Do que é composto?

O glitter contém plásticos polímeros, folhas de alumínio, dióxidos de titânio, óxidos de ferro, oxicloretos de bismuto ou outros materiais pintados em metálico, cores neon e cores iridescentes para refletirem a luz em um espectro de espumantes.

Nada disso pode ser reciclado e o tempo de decomposição é grande.

O glitter também é considerado um microplástico.

Sobre microplástico

Trata-se de pequenas partículas de plástico (entre 1mm a 5mm) que absorvem produtos tóxicos, como pesticidas e metais pesados, e quando vão parar nos oceanos, afetam a biodiversidade, contaminando diversas espécies, e inclusive nós, humanos, que nos alimentamos de peixes contaminados.

Geralmente o microplástico vai parar nos oceanos por meio de garrafas e redes de pesca de plástico, que se degradam sob a ação dos ventos, das ondas e do sol. Mas nesse caso é o glitter que gera microplástico nos oceanos.

Glitter biodegradável

A procura por versões sustentáveis do produto tem aumentado nos últimos anos. Porém, pesquisas apontam que mesmo os glitters ecológicos causam impactos ambientais.

Existem duas formas de produzir glitter mais famosas e que teoricamente não teriam impactos ambientais como o glitter comum. Uma é feita por meio do pó de mica, um produto muito utilizado em cosméticos. Outra é feita por meio de um núcleo de celulose revestido com alumínio.

Uma pesquisa constatou que seis tipos de glitter biodegradável afetaram o crescimento de plantas e algas em um lago.

Soluções

Ao invés de lavar o glitter com água, retire-o normalmente e jogue no lixo.

Evite outras formas de microplástico

Evite também consumir canudinhos, garrafinhas plásticas, pois podem liberar microplástico nos oceanos. E lembre-se: reutilize, descarte corretamente e envie para a reciclagem os itens consumidos.

Referências

ecycle.com.br/glitter/

bbc.com/portuguese/geral-54561632

exame.com/ciencia/glitter-biodegradavel-e-tao-perigoso-para-a-natureza-quanto-o-comum/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.