O descarte de lâmpadas queimadas não pode ser feito de qualquer maneira. O produto possui substâncias químicas que podem contaminar solos e águas.
As lâmpadas incandescentes e fluorescentes possuem metais pesados como o mercúrio. A inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, etc. No ambiente, o mercúrio contamina solo, corpos hídricos e ar, entrando facilmente na cadeia alimentar e prejudicando os animais.
O problema afeta não só os animais, mas também a saúde humana. Quando os humanos comem peixes contaminados, eles se contaminam também. A contaminação pode surtir problemas como doenças renais, pulmonares e neurológicas.
Como descartar cada tipo de lâmpada?
Incandescente: possui substâncias como argônio e tungstênio. Por isso, sua comercialização foi proibida no Brasil em 2016, por oferecer alto risco de contaminação caso haja o descarte incorreto.
Mas se você ainda possui esse tipo de lâmpada, vamos à dica: envolva-a em uma caixa de papelão ou então algum tipo de saco bem resistente. Se for possível, escreva uma etiqueta com o nome do produto. Depois é só levar a algum lugar autorizado, que realize a coleta.
Fluorescente: assim como as incandescentes, coloque-a em um saco resistente ou caixa. Deposite em algum ponto de coleta.
Depois de coletada, a lâmpada fluorescente será encaminhada para o processo de reciclagem, que visa aproveitar parte da matéria-prima e descartar corretamente os resíduos não aproveitados.
LED: este é o modelo menos nocivo à natureza. Apesar de não possuir as mesmas substâncias pesadas dos outros tipos de lâmpada, é feita de vidro, e logo pode apresentar riscos para quem tiver contato com o produto.
Onde descartar?
A Reciclus oferece a coleta gratuita de lâmpadas usadas em condomínios nas principais cidades do Brasil. Você pode entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 98469-1113. A organização também disponibiliza coletores em locais de fácil acesso pelo País.
Até agora foram instalados 2.586 pontos comerciais de recolhimento de lâmpadas no país, que são o principal foco do programa Reciclus, que atua em 728 cidades, onde as pessoas podem depositar suas lâmpadas queimadas.
Estabelecimentos como aeroportos, supermercados (como Carrefour e Leroy Merlin) e hospitais, por exemplo, também recebem lâmpadas queimadas.
Outra opção é retornar as lâmpadas para os fabricantes e vendedores do produto. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos obriga por lei estas entidades a adotarem sistema de logística reversa.
Referências
tendaatacado.com.br/dicas/descarte-de-lampadas-como-fazer-de-maneira-correta/#:~:text=Caso%20você%20tenha%20esse%20tipo,trata%20de%20uma%20lâmpada%20incandescente
agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-06/consumidores-devem-fazer-descarte-correto-de-lampadas-usadas.