5
(1)

A indústria da moda só perde para a do petróleo em termos de impactos ambientais. Em 2015, ela emitiu mais gases estufa do que todos os voos internacionais e viagens marítimas juntos, além de ter poluido um quinto de toda a água do mundo.

Mas você deve estar pensando… Como a moda produz esses impactos ambientais?

A camisa de algodão que você usa demanda enorme quantidade de pesticidas, irrigação (para cultivar o algodão) e desmatamento; o polyester vem do petróleo; produzir couro é matar animais, etc. Aliado a estas condições, o consumo desenfreado da população só intensifica estes impactos ambientais.

Extensas plantações de algodão tem impactos ambientais

O consumo desenfreado acontece por vários motivos, e um dos principais é o curto ciclo de vida das peças de roupa. O que acontece é que periodicamente as marcas lançam novas coleções e as peças antigas, mesmo que em bom estado, são consideradas velhas ou “bregas”. Isso estimula as pessoas a comprarem mais e mais roupas…

Um fenômeno interessante é que na moda tradicional, as marcas lançavam novas coleções de inverno e verão, apenas. Na “fast fashion”, que está em alta atualmente, são lançadas novas coleções entre 50 e 100 vezes por ano. Isto significa que a cada 3 ou 7 dias é lançada uma coleção nova.

Para se ter uma idéia, um estudo apontou que a indústria da moda produz 20 peças por pessoa por ano, isto é, tendo em vista que o mundo possui 7 bilhões de pessoas, são 140 milhões de peças novas por ano!

Além da produção exagerada de roupas, muitas marcas não respeitam meio ambiente consumindo recursos desenfreadamente e utilizando substancias nocivas a natureza e ao homem. Portanto, na hora de comprar uma roupa, busque saber da onde vem a matéria prima, por exemplo. Você também pode buscar informações nas etiquetas ou na Internet.

Aqui vão outras dicas legais… Escolha roupas com cores mais básicas na hora de comprar, de modo que a nova peça combine com a maioria das outras roupas que você possui e assim, você usa ela mais vezes. Também é melhor comprar uma peça de mais qualidade do que várias que estragam mais rápido.

Comprar roupas em brechós também é uma boa atitude. Ou então, simplesmente comprar roupas usadas… A Internet está aí para isso, confira alguns brechós online! Ah, doar e trocar também são medidas muito simples e sustentáveis…

O ideal para o consumo consciente é uma combinação entre comportamento dos produtores e dos consumidores. Cabe as pessoas a terem mais consciência na hora de comprar, ou seja, pensar sempre duas vezes se realmente precisam comprar aquela peça de roupa, ou se estão sendo muito consumistas. No caso das fábricas, elas deveriam ter alguns cuidados, como por exemplo usar apenas o algodão orgânico, corantes naturais (extraídos de matéria vegetal), reduzir o desperdício de tecidos durante os cortes e costuras, etc.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.