0
(0)

O que significa?

O termo “a granel” refere-se ao ato de se dirigir a um estabelecimento ou feira onde os alimentos são vendidos fora das embalagens, como por exemplo, frutas desidratadas, grãos, cereais, farinhas, chás e temperos. Logo cabe ao cliente levar potes de vidro e sacos de pano, ou obtê-los no próprio estabelecimento, para armazenar os alimentos. Os itens são vendidos por peso ou unidade.

Benefícios de comprar a granel

Em primeiro lugar você está fazendo um bem ao meio ambiente pois está contribuindo para a diminuição da quantidade de embalagens plásticas, famosas por carregarem substâncias nocivas aos humanos, demoram centenas de anos para se decompor e emitem gás metano em sua decomposição, dentre vários outros malefícios.

Comprando exatamente a quantidade que deseja, não há desperdício de alimentos nem de dinheiro. Pois pelo fato de não virem em embalagens, acabam custando mais barato.

Sua alimentação fica mais saudável. Indo a lojas que vendem a granel é muito comum encontrar frutas, cereais, grãos, chás e temperos. Estes alimentos possuem fibras, vitamina B, ferro e carboidratos complexos (a melhor fonte de energia para o corpo), sem falar que são muito mais saudáveis do que os alimentos processados. Isto porque não possuem aditivos químicos como corantes e conservantes.

Você incorpora novos alimentos à sua dieta. Já que pode pegar a quantidade que quiser de cada alimento, por que não levar um pouquinho de novos para casa para experimentar? Também é uma grande oportunidade para quem gosta de cozinhar, pois pode aprender novas receitas.

O que você precisa levar?

Ecobag ou carrinho (sem ser de plástico)

Potes de vidro – uma boa ideia é reutilizar potes de azeitona, molho de tomate e geleia. Você pode usá-los diversas vezes! A dica aqui é colocar farinhas, açúcares, temperos e demais produtos em pó, pois estes ítens são mais complicados de colocar e tirar dos saquinhos de pano, que você irá ler a respeito logo em seguida. Não se esqueça de higienizar os potes quando ficarem vazios. Você também pode levar potes de plástico para as compras, desde que transfira para potes de vidro quando chegar em casa, para assim reduzir o contato do alimento com o plástico.

Um detalhe importante é que para a confecção dos potes de vidro e de metal são emitidos carbono, logo, se você usar poucas vezes na verdade está contribuindo para a poluição. Portanto use, mas muitas vezes!

Saquinhos de pano – coloque neles grãos e cereais. Olha só que legal os saquinhos da marca Positiva feitos com redes de pesca reaproveitadas! Para comprar clique aqui.

Funil – este serve para por sementes, por exemplo, dentro de potes com boca pequenas. Não custa nada levar um funil dentro da sua ecobag.

Compras sustentáveis nos grandes mercados também

Mas não é apenas nos locais que vendem alimentos à granel que você consegue fazer compras de forma sustentável. Também existem maneiras, talvez nem tão sustentáveis como nas lojas que vendem a granel, ao fazer compras nos grandes supermercados convencionais. Basta tomar alguns cuidados:

Opte por produtos que vem sem embalagens, ou então que estas sejam facilmente recicladas. As embalagens que acabam ficando sujas dos alimentos no interior tornam a reciclagem mais complicada.

Sabe aquelas frutas que vem descascadas e dentro de embalagens de plástico e isopor? Evite!

Nos supermercados que possuem balança no caixa, você pode colocar os alimentos soltos em cima mesmo…

Troque as sacolas de plástico por ecobags!

Alguns cuidados

Verifique sempre a data de validade dos alimentos à venda. Se não estiver exposto, solicite esta informação aos vendedores. Confira se os recipientes da loja estão bem fechados e se a temperatura ambiente não está muito quente. E geralmente os estabelecimentos com maior rotatividade tendem a vender itens mais frescos.

Confira a procedência dos alimentos e opte por produtores locais, já que a distância do transporte é menor e tem menos pegada de carbono. Esta informação deve estar descrita nas etiquetas de cada item.

A venda a granel é um hábito antigo

Este tipo de venda já foi muito comum na vida dos nossos antepassados, quando feiras eram a única possibilidade antes da grande era capitalista. Isso mesmo desde a época dos colonizadores já havia feiras!

Original Unverpackt, o primeiro mercado da Alemanha sem embalagens

Para começar, neste supermercado alemão frutas e verduras são vendidos sem os rolos de plástico muito comuns dos supermercados. Se você não tiver sacolas de materiais biodegradáveis e ecobags, o estabelecimento também vende.

Mas não é só a comida. Sabonetes, shampoos, e detergentes também são vendidos sem embalagens.

Um produto legal, parece uma pastilha de menta, mas é pasta de dente. Ao mastigar a “balinha” ela dissolve na boca e tem o efeito da pasta de dente, só que sem gerar lixo. Chega daqueles tubos que vem dentro de caixas de papelão inúteis!

Onde comprar?

Nos últimos anos, tem havido crescimento de estabelecimentos que vendem dessa maneira (principalmente feiras, empórios e lojas especializadas). Inclusive alguns supermercados estão disponibilizando ilhas com produtos a granel. Confira alguns pontos de venda no Rio de Janeiro:

Mercearia da Praça – General Osório, Ipanema

Veg+ – Rua Rodolfo Dantas 106 / Ataulfo de Paiva, 64, Leblon

Celeiro a Granel – Shopping Metropolitano

A Colheita – Rua São João Batista com Rua Real Grandeza, Botafogo

As compras a granel também podem ser feitas on-line. Ficam aqui duas dicas: Ingredientes Online e Mercado Terra

Referências

umavidasemlixo.com/2019/08/como-fazer-compras-a-granel/

conquistesuavida.com.br/noticia/os-5-motivos-para-passar-a-comprar-produtos-a-granel_a8614/1

/ndmais.com.br/saude/razoes-para-voce-comprar-a-granel/

vegmag.com.br/blogs/alimentacao/dicas-para-comprar-a-granel

ecox.pt/blogs/blog-ecox/vantagens-compras-granel

extra.globo.com/economia/como-economizar/veja-vantagens-desvantagens-de-comprar-produtos-naturais-granel-24107129.html

mariaviroueco.com.br/faca-compras-a-granel-evite-desperdicio-e-poupe-dinheiro/

bliveinchange.com.br/blogs/blog/voce-ja-fez-compras-a-granel

verdadessustentaveis.com/saiba-porque-produtos-granel-podem-nao-ser-melhor-opcao/

Como fazer compras a granel


iberdrola.com/meio-ambiente/compra-a-granel-reduzir-plastico

grupomateus.com.br/noticias/produtos-granel-4-motivos-para-comprar.html

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.