5
(12)

O que é?

Trata-se de uma filosofia de vida que busca eliminar tudo que existe em excesso na vida de uma pessoa. O indivíduo pode se livrar das coisas materiais bem como de situações desnecessárias. Uma das principais ideias é a de que quanto menos você tem, melhor. Assim a pessoa valoriza o pouco que tem.

Ter uma vida minimalista não é fácil. As forças sociais, comerciais e influenciadores impõem a todo momento o alto consumo.

Existe um mito que diz que para viver de forma minimalista devemos viver com quase nada. Mas não é bem assim, ser minimalista não significa zerar o seu consumo. O objetivo não é bem viver com pouco, mas sim com o que realmente é importante.

Por exemplo, se você gostar de usar bonés, não há problema nenhum em ter vários, pois afinal você usa todos eles.

O minimalismo também está atrelado a preservação do meio ambiente. Quando você deixa de comprar um produto, você deixa de descartá-lo e assim produz menos lixo.

​​Quando começamos a viver com mais simplicidade e desfrutar dos seus benefícios, começamos a nos questionar: “Em que outras áreas da minha vida eu posso remover distrações e focar naquilo que realmente é importante e me faz bem?”.

Todo o processo começa com uma reflexão, uma auto-análise para então dar início ao processo do desapego (emocional principalmente). Ter uma vida minimalista abre espaço para as coisas essenciais e para o nosso bem-estar, como a criatividade, o amor e a diversão.

Benefícios do minimalismo

Permite que a pessoa foque em suas prioridades;

Menos bagunça e logo menos estresse psicológico;

Tem impactos na finança, o que permite a pessoa a economizar energia;

Reduz o desperdício;

Maior produtividade;

Mais tempo com a família;

Aprender que não é preciso muito para ser feliz;

Possuir menos objetos, mas com maior qualidade;

Mais tempo para descansar;

Valorização de experiências.

Para quem vive a vida minimalista o importante não é ter carros, roupas e celulares caros. Mas sim, ter boas experiências. Por isso essas pessoas preferem viagens e cursos, por exemplo, que vão agregar a sua vivência.

As pesquisas descobriram que o acúmulo de experiências passadas na vida é o que cria a personalidade de um ser humano. Por mais que você goste de um bem material, ele seguirá separado de você.

A espera por uma viagem traz um sentimento de ânimo, enquanto a espera por um produto causa raiva.

Maior sensação de liberdade

Vivendo apenas com o que é fundamental, a sensação de sobrecarga vai deixando sua vida, sendo substituída pela de liberdade. Desapegar dos bens materiais deixa sua mente mais livre para outras tarefas ou para focar em outras coisas importantes, como a família e os amigos. Além disso, ao adotar o minimalismo você se torna livre das imposições da sociedade para o consumo, como não ter carro, jóias e não aderir ao fast fashion. Você também ganha mais tempo ao ficar livre da televisão, Facebook e shoppings.

Colabore com o coletivo

Uma das grandes vantagens do minimalismo é viver em sociedade, colaborar com bem-estar coletivo. Assim sendo, doe tudo o que não precisa mais. O que não é importante para você pode ser para outra pessoa. Se você tem filhos pequenos você pode incluí-los nessa atividade para assim ensinar sobre a solidariedade.

Mais economia

Ao optar pelo consumo consciente, você evita uma série de despesas desnecessárias. Suas compras serão mais inteligentes, o que permite mais economia no final do mês e até o crescimento mais acelerado do seu patrimônio. Antes de sair para as compras, faça uma lista de tudo o que é necessário e em ordem de prioridade. Isto irá te ajudar a não gastar tanto.

Aprecie aquilo que você já tem

Em vez de ficar olhando as redes sociais e desejando as coisas que você não pode ter, seja grato pelo o que já conquistou. Assim você desenvolve um estado mais positivo e reduz-se a necessidade de gastar dinheiro com coisas caras. Trata-se de praticar a gratidão!

Devemos agradecer a quem nos ajudou, e inclusive a aqueles que complicaram a nossa vida, porque aprendemos com os obstáculos. Agradecer pelos dons e pelos defeitos. Agradecer pelo que temos e também pelo que perdemos, e que nos deu a oportunidade de nos reconstruirmos em uma melhor versão de nós mesmos.

Estabeleça uma meta

Por que você está querendo levar o estilo de vida minimalista? É ter uma casa apenas com o mínimo para uma vida confortável? Ou ainda parar de comprar coisas que você nunca usa ou não precisa de verdade? Você precisa de um guia para nortear suas ações e vencer as dificuldades de uma vida minimalista. Depois, estabeleça um prazo para essa meta, pois caso contrário pode acabar se esquecendo dela.

Arrumando o guarda roupas

Um dos melhores locais para começar a arrumar para ter uma vida minimalista é o nosso armário. Revise tudo o que você tem. Com menos roupas no armário fica até mais fácil escolher o que vestir! Uma dica legal é separar em 3 categorias:

Uso sempre
Raramente uso
Nunca usei

Os que forem para as categorias 2 e 3 você pode fazer as seguintes perguntas:

Preciso realmente disso? Ele tem utilidade e é indispensável?
Esse objeto foi usado na última semana? E no último mês?
Ele me traz prazer ou felicidade?

Se a maior parte das respostas forem não, separe o objeto para venda ou doação. Você pode doar para amigos e familiares. E lembre-se: nem sempre o que nos serviu em algum momento, vai continuar nos servindo.

Outra dica que serve para roupas e outros objetos é descobrir se você não usa o objeto há mais de um ano. Caso sim, se desfaça dele.

Elimine tudo que consome a sua atenção

Livros antigos da época de faculdade, daquele curso que você fez, livros que você já leu. Lembrancinhas de festas, recordações de viagens, presentes que você guarda em um armário ou caixa. Toalhas e lençóis extras, cobertores da sua infância. Fotos de pessoas que você nem sabe quem são. Jornais e recortes antigos.

Prender-se as coisas materiais é uma forma de escravidão, elimine tudo que você perde tempo procurando, limpando e organizando, pois isso toma muito tempo seu.

O excesso de pertences consome nossa energia e atenção. Você não precisa se livrar de tudo de uma vez. Elimine duas peças de roupa por semana, por exemplo. Ou então passe a organizar um cômodo por semana.

Dica para não se apegar aos objetos

Às vezes você ganhou um presente da pessoa que ama, ou então comprou uma lembrança de uma viagem marcante. Pode ser difícil se desfazer de objetos com valores sentimentais, portanto a dica aqui é tirar uma foto do objeto e guardá-la no seu computador ou celular.

Pegue coisas emprestadas

Um vestido de festa ou então uma furadeira. Quantas vezes por ano você usa essas coisas? Será que vale mesmo apena comprar um novo? Ou será que não é melhor pegar emprestado?

Mais organização

Já pensou saber exatamente onde está cada um de seus pertences pessoais, suas roupas e seus documentos? O estilo de vida minimalista torna isso bastante comum. Assim, fica muito mais fácil manter tudo limpo e organizado em menos tempo.

Você se lembra da sensação de tranquilidade e satisfação ao finalizar uma faxina ou após lavar uma pia cheia de louças? Isso se repete a cada vez que você pratica o minimalismo.

Estabeleça um dia da semana para organizar seu escritório ou quarto. Aos poucos, você será alimentado pela recompensa da sensação de leveza e se sentirá motivado a manter o processo.

Simplifique a tecnologia

Você possui diversos aparelhos eletrônicos como uma TV em cada cômodo da casa, videogames, laptop, desktop, celular, MP3 ou iPod, Apple Watch ou outro relógio, Kingdom, etc? Será que com apenas o laptop e o celular você não consegue fazer tudo o que faz com o restante dos aparelhos? E as redes sociais? Quantas vezes por dia você checa?

Use a mídia digital de forma consciente e mantenha os seus relacionamentos com outras pessoas sob controle.

A melhor maneira de perceber como o excesso de tecnologia afeta a sua vida é desligando os aparelhos. Faça a experiência de passar um final de semana inteiro sem fazer uso dos seus aparelhos eletrônicos, incluindo o celular. Você vai descobrir que o sábado e o domingo tem muito mais horas do que você pensava!

Concentre-se em poucos objetivos importantes

As pessoas que não seguem o estilo de vida minimalista costumam ter muitos objetivos variados. Uma vida minimalista tem um propósito claro. Você irá descobrir poucos objetivos mas que realmente importam.

Mais sustentabilidade

Em vez de comprar aquele molho industrializado no supermercado, com condimentos e aditivos químicos que você nem sabe o que são ou para que servem, você pode adquirir seus próprios tomates na feira, plantar suas ervinhas de cheiro e criar as suas combinações?

Assim, você reduz o consumo de embalagens, estimula o trabalho dos produtores rurais e apoia as pequenas empresas no comércio local, além de abrir as portas para um novo hobby, desvendando todo um universo. Percebeu a diferença?

Comece a praticar aos poucos

Se o que mais te incomoda são as compras por impulso, tente começar a combater este hábito. Evite ir a locais com muito comércio e desinstale aplicativos de compra.

Depois tente se desfazer das coisas que não usa mais, e assim vá evoluindo nesta filosofia de vida.

O importante é não desistir. Para levar uma vida completamente minimalista, isso pode durar alguns anos.

Os primeiros dias podem parecer mais fáceis devido à empolgação, mas logo as barreiras começam a aparecer. O importante é desfrutar do processo. O processo precisa ser prazeroso.

Viver com um propósito

Quando temos uma vida minimalista, logo temos um propósito. Ele começa nos fazendo avaliar tudo o que possuímos.
A filosofia de ter apenas o que possuímos, transcende o aspecto material e começa a afetar outras áreas da nossa vida como compromissos, relacionamentos, saúde e hábitos.
Com a prática de hábitos saudáveis em diversas áreas de nossas vidas, decisões mais sábias são mais fáceis de serem tomadas.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

ecycle.com.br/estilo-de-vida-minimalista/

pesdescalcos.com.br/blog/10-simples-passos-em-direcao-ao-minimalismo/

blogchegadebagunca.com.br/7-dicas-para-uma-vida-minimalista-e-seus-beneficios/

blog.magnetis.com.br/estilo-de-vida-minimalista/

banco24horas.com.br/blog/vida-minimalista

meubolsoemdia.com.br/Materias/quando-menos-e-mais

amenteemaravilhosa.com.br/vida-minimalista/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.