5
(4)

Comprar um celular novo pode ser empolgante, mas quase sempre vem acompanhado daquela dúvida: “O que fazer com o antigo? Posso descartar no lixo comum?” A resposta é não. Saiba neste texto o porquê.

O problema

Ao descartar o aparelho celular no lixo convencional, este vai parar em lixões, e pelo fato de possuir metais pesados, acaba contaminando solos e lençóis freáticos.

Não é pouca coisa. Anualmente são descartados 41 milhões de toneladas no mundo inteiro e apenas 16% são reciclados.

O tempo de degradação de um celular é de 100 a 500 anos, porém a bateria não se degrada e fica poluindo o ambiente eternamente.

Onde descartar?

Com base na logística reversa da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem recolher os produtos e resíduos remanescentes após o uso, dando uma destinação final ambientalmente adequada.

Algumas marcas possuem programas de coleta. A Samsung possui urnas focadas em receber smartphones usados (confira como fazer isso no site do programa). No site da Apple também há uma lista de recicladores credenciados.  A maioria dos programas de coleta das marcas de celular recebem de todos os tipos e todas as marcas.

Além disso, existem caixas coletoras de materiais eletrônicos em bancos, universidades, supermercados e outros locais públicos. Você também pode levar seu aparelho de volta para as lojas que vendem e nas operadoras, pois ambas recebem o produto.

Também existem empresas especializadas em coleta de celulares e aparelhos eletrônicos. Elas funcionam por meio de orçamentos de acordo com sua localidade e quantidade de ítens a serem descartados. Um exemplo é a Ecoassist.

Para conferir onde destinar mais próximo a você, basta inserir o seu CEP no site da eCycle e selecionar o tipo de lixo que deseja descartar que o site mostra os pontos mais próximos.

Como funciona a reciclagem?

As cooperativas recebem os celulares e fazem eles passarem por um processo de triagem, onde passam pela desmontagem e descaracterização. Componentes plásticos são triturados e granulados até o ponto ideal para reutilização. O vidro passa por um tratamento térmico para ser reciclado. Os materiais tóxicos, por sua vez, são colocados em tanques preparados para armazenar esse tipo de resíduo e são destinados a empresas especializadas.

Mais soluções

A reutilização do celular é fundamental. O que acontece é que para produzir um celular novo há grandes impactos ambientais nos processos de mineração além de trabalho infantil e análogo a escravidão.

Algumas lojas que vendem celulares aceitam a troca do celular antigo por créditos na compra de um novo.

Venda o seu celular. Se estiver em bom estado, você pode anunciar em sites como OLX e ganhar uma graninha.

Já pensou em doar? Perto de você pode haver uma pessoa precisando.

Marcas e seus programas de coleta de celulares

Apple

A fabricante do iPhone e do iPad recicla seus produtos no Brasil. Para se informar melhor sobre isso, ligue para 0800 772 3126 ou envie um e-mail para applecs@oxil.com.br .

Sony

A empresa recolhe pilhas e baterias descartadas em postos de serviço autorizados ou nas lojas Sony Store. Mais informações nos telefones 4003 7669 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 880 7669 (demais localidades).

Dell

A empresa vai até a casa do cliente buscar computadores velhos, impressoras, scanners e outros produtos da marca. É tudo gratuito!

HP

A HP possui programas de reciclagem de equipamentos e baterias.

Positivo

A fabricante recicla os equipamentos eletrônicos de sua marca. Para saber como proceder, entre em contato no e-mail recicle@positivo.com.br ou nos telefones 4002 6440 (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) ou 0800 644 7500 (demais localidades).
Caso a marc

a do seu celular não esteja listada acima, procure informações no manual e no próprio site da marca para saber a respeito dos programas de coleta.

Referências

ecycle.com.br/o-que-fazer-com-o-aparelho-de-celular-antigo/

esportes.yahoo.com/noticias/como-descartar-celulares-antigos-corretamente-190000708.html

vidacelular.com.br/2020/12/22/como-descartar-celulares-antigos/

uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/03/06/o-que-fazer-com-o-aparelho-celular-antigo-existe-descarte-sustentavel.htm

ecoassist.com.br/descarte-celular-antigo/

trashin.com.br/descarte-de-celular/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.