3
(2)

Já parou para pensar que a nossa rotina é repleta de hábitos? O que você come, o que faz no trabalho, quanto tempo dorme, etc. Se o hábito for saudável, ótimo! E se não for? Neste texto você verá dicas de como mudar os hábitos e como adquirir novos.

Os hábitos são maneiras do nosso cérebro economizar energia sem ter que pensar a todo instante o que tem que fazer e como fazer. É como se entrássemos no modo “piloto automático”. Portanto, criar um hábito implica um esforço. Isto significa que o cérebro tem que aprender tudo novamente e estabelecer novas conexões neurais.

Um estudo feito pela Universidade de Duke, mostrou que os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias. Isso quer dizer que se não tivermos bons hábitos, quase metade de cada dia acaba se perdendo para a improdutividade, ou deixando de lado aquilo que é realmente importante.

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Portanto a excelência não é um ato, mas sim um hábito.” Aristóteles.

Tomando decisões conscientes

Geralmente quando chega no final do ano, por exemplo, as pessoas fazem listas e listas de metas que querem alcançar. Mas depois que fazem elas, ficam perdidas e acabam não alcançando o objetivo. Isto acontece porque a pessoa não preparou um plano de ação efetivo para conquistar a meta.

Para começar, estabeleça qual é a meta que você quer alcançar. Por exemplo: “Meu objetivo é emagrecer dois quilos em dois meses”. Lembre-se que a meta é algo possível de ser alcançado, pois se for algo muito difícil é mais fácil desistir no meio do caminho. Por outro lado, também é legal estipular metas grandes, como ao invés de “quero aprender francês” pense “quero falar francês fluente”. Assim a motivação é maior.

Perceba que é importante estipular um prazo para manter o foco. Agora que você tem um objetivo bem definido pense no que vai fazer para alcançar a meta. “Para isso vou me matricular na academia para fazer musculação 3 vezes na semana e aeróbico também 3 vezes na semana”.

Se você pretende criar um novo hábito, saiba muito bem o porquê dele. No caso de emagrecer, você pode pensar: “Porque quero deixar o sedentarismo além de me sentir melhor esteticamente”.

Crie recompensas

Ao executar um novo hábito, como correr 3 vezes na semana, estipule uma recompensa simbólica para te motivar a fazer aquilo mais vezes. Pode ser uma cerveja, ou então um chocolate. Outra coisa que pode te dar prazer e satisfação é criar uma espécie de rastreador de hábitos onde você preenche uma marca a cada vez que realizar o hábito, conferindo que foi executado. Ao ver todas as marcações, caso você tenha praticado o hábito com frequência, isso pode te motivar assim como as recompensas.

Comece devagar

Para alcançar um objetivo grande, é necessário um passo de cada vez. Assim o seu cérebro faz menos esforço e você vai avançando no hábito de modo quase imperceptível. Por exemplo, você quer emagrecer. Mas só de pensar que você tem que se matricular em uma academia ou então correr meia hora por dia isso pode te desanimar. Assim sendo, comece aos poucos, saia para fazer uma caminhada de 15 minutos, comece mudar sua alimentação comendo uma fruta por dia e outras pequenas ações que assim aos poucos você desenvolvendo o hábito. Se você quer meditar 20 minutos por dia, comece com 5 minutos e vá aumentando aos poucos.

Se apaixone pelo processo

Criar novos hábitos requer esforço e paciência, pois para ele se consolidar em sua rotina pode levar algum tempo. Assim sendo, é importante não focar o tempo todo no seu objetivo final e sim curtir o processo. Por exemplo, se o seu objetivo é correr uma maratona, tenha prazer em correr distâncias mais curtas diariamente, não fique pensando o tempo todo na maratona.

Tenha paciência

É importante ter paciência, porque podemos fazer uma ação por tanto tempo que leva mais tempo para o nosso corpo e mente se acostumar com essas novas rotinas. Mas lembre-se: não desista.

Quanto tempo leva?

Alguns especialistas afirmam que para adquirir um novo hábito são necessários 21 dias de adaptação. Já outros, afirmam 66. A verdade é que esse tempo depende do tipo do hábito, o quão familiarizado você está com ele, o contexto e o organismo.

Por exemplo, se você já praticou musculação, seu tempo de adaptação será mais rápido do que alguém que nunca praticou.

Busque hábitos que se relacionam

Se o seu objetivo é criar o hábito de ir para a academia 3 vezes na semana, crie também o hábito de montar playlists para ouvir na hora. Uma coisa puxa a outra.

Uma vez bem estabelecidos, aprimore os hábitos

Agora que você consolidou um novo hábito em sua rotina, busque estímulos para aprimorar cada vez mais a nova habilidade, por exemplo. Se você adquiriu o hábito de surfar todos os finais de semana, experimente novas pranchas, novas praias, novas manobras, busque novos amigos para praticar junto, etc

Você vai cometer falhas no meio do caminho

Se em uma refeição você comeu mais do que deveria, na refeição seguinte você volta para o seu plano alimentar. Se em um turno do dia você não conseguiu fazer exercícios físicos, volte no turno seguinte ou no dia seguinte. Também não há problemas em reduzir a sua meta por um dia, se você estabeleceu que quer correr 20 minutos todos os dias, quando estiver cansado pode correr só 10.

Busque inspirações

Se o seu objetivo está relacionado a atividades físicas, procure um profissional da área. Assim ele pode compartilhar experiências em relação ao seu objetivo (muitas vezes ele já conhece as etapas e são exemplo de que é possível alcançar a meta) além de te instruir e te motivar. Também é interessante se rodear de estímulos como imagens, músicas, grupos, aplicativos que te lembrem o que fazer.

Um hábito de cada vez

Quando você consegue criar novos hábitos muitas coisas mudam nas diversas áreas da sua vida. Isso é empolgante e pode fazer você querer novos hábitos de uma vez só. Porém, é importante praticar um novo hábito de cada vez. Não é questão de quantidade, mas sim de qualidade. Com o foco em uma atividade por vez, fica mais fácil persistir até o fim.

Referências

alura.com.br/artigos/5-maneiras-de-te-ajudar-a-criar-habitos-melhores?gclid=Cj0KCQjwof6WBhD4ARIsAOi65ai8Jf2Q3-7bzXCXqA16BaKH92aeol0YFOe17QpYqU1eO1KxLwB5mK4aAlNLEALw_wcB

amenteemaravilhosa.com.br/quanto-tempo-criar-um-habito/

dicasdemulher.com.br/dicas-para-criar-e-manter-novos-habitos/

blog.livup.com.br/como-criar-um-novo-habito-montamos-um-passo-a-passo-para-voce/

stealthelook.com.br/sobre-habitos-costumes-e-tempo-7-formas-de-criar-um-habito-e-mante-lo/

psicanaliseclinica.com/habito/

napratica.org.br/como-criar-bons-habitos/

penser.com.br/como-criar-um-habito/

exame.com/bussola/como-criar-habitos-positivos/

erasto.com.br/noticias/5-passos-para-criar-bons-habitos

kasa.com.br/blog/dicas/como-criar-e-manter-bons-habitos/

folha.uol.com.br/webstories/cotidiano/2020/12/como-criar-um-habito/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.