4.4
(55)

Você é daqueles que gosta de ler mas possui uma pilha de livros empoeirados que não possuem nenhuma utilidade? Livros foram feitos para ler e é um desperdício mantê-los sem uso, portanto , não jogue fora, ideias melhores são a venda, troca ou doação.

Atualmente, existem diversas empresas, instituições e plataformas que aceitam livros para doação, venda ou troca.

Como escolher quais livros você vai doar?

Podem ser livros que algum curso que você fez há muito tempo atrás e que não seja mais da sua área de interesse; gêneros de livro que você não se identifica mais (como um suspense); livros que você tem mas nunca leu e nem pretende ler; livros que você comprou para estudar para o vestibular; etc.

O que fazer?

Doar é certamente um gesto nobre e que pode beneficiar pessoas sem condições financeiras. Mas se você está precisando fazer um dinheiro também pode vender em sebos, plataformas online, ou fazer de forma autônoma. Uma alternativa é participar de feiras de troca promovidas eventualmente em bibliotecas. Além de você sair com um livro que atualmente esteja precisando, você pode ajudar aquela pessoa que necessita do seu exemplar para os estudos, além de fazer amizades e criar novos laços por meio da leitura.

Doar

Você pode fazer uma grande diferença na vida de outras pessoas por meio da doação de livros.

Bibliotecas, ONGs, instituições filantrópicas, empresas e lojas são alguns dos locais que aceitam doações de livros. Doe também para cooperativas e barracões de reciclagem, para a coleta seletiva da sua cidade, associação de catadores, ou para catadores de material reciclável que costumam passar pelo seu bairro.

Pense em algum amigo que adoraria um livro seu. Coloque o nome do amigo na capa e de como presente. Assim parece mais um presente do que uma tentativa de se livrar dos livros. Apenas diga aos seus amigos algo do tipo “Isso me fez pensar em você” ou “Eu sabia que você adoraria essa obra”.

Eh Aqui

A instituição recebe doações de livros de qualquer espécie e quantidade. Podem ser doados ao Ehaqui livros antigos, recentes, novos e usados, para público infantil, juvenil e adulto.
A instituição recebe os materiais e repassa para bibliotecas de ONGs, escolas e outras instituições parceiras que trabalham com populações em situação de vulnerabilidade social.

Bicicloteca

Esta bicicleta leva até 150kg de livros para pessoas que não possuem acesso à cultura, em especial pessoas em situação de rua.

Igrejas

Muitas igrejas recebem livros para doar para pessoas carentes.

Faça uma caixa de livros grátis

Descubra um local onde as pessoas esperam – uma lavanderia, um hospital, uma sala de espera, a parada do ônibus e coisas do gênero. Coloque uma caixa dizendo “Livros Gratuitos” em sua rua. No trabalho ou na escola, coloque uma caixa dizendo “Troca Gratuita de Livros” em uma área de alimentação ou alcova. Lembre-se apenas de que você pode ter de obter a permissão da equipe local primeiro.

Se você mora no Rio de Janeiro uma boa opção é doar para a Biblioteca Nacional (ligue para 2220-3040).

Outra dica é colocar no Google: “doar livros usados – nome da sua cidade””

Já pensou em simplesmente deixar os seus livros em uma estação de metrô, ponto de ônibus e lanchonetes? Assim quem tiver interesse pode levar para casa.

Vender

Há sebos físicos que recebem livros para revenda, mas o valor pago por eles geralmente é muito baixo. Algumas opções de venda pela internet são os famosos, Mercado Livre, Enjoei e OLX.

Estante virtual

O maior sebo on-line do país também aceita livros para venda, mas atualmente é focado para livreiros (Pessoa Jurídica). É necessário fazer um cadastro que será enviado para avaliação. Após ser aprovado, a Estante Virtual comunica o vendedor e o orienta a completar os dados necessários. Com o cadastro concluído, é só preencher quais meios de pagamento serão aceitos e cadastrar o seu acerto. É necessário assinar um pacote que permite uma quantidade máxima de livros comercializados. O mais barato é o Plano Prateleira, que permite vender até 2000 livros e custa R$ 49,90 (preço consultado em agosto/2017). Pessoas Físicas também podem fazer o cadastro para vender livros usados, mas possuem mais restrições como não ter direito a receber qualificação, como vendedor.

Livronauta

Um dos maiores sebos on-line da Internet, o Livronauta também aceita livros para venda e tem se consolidado como referência neste serviço. É só fazer seu cadastro, criar uma conta e enviar, por e-mail, a cópia do comprovante de residência e identidade. O site também pede que envie um número de telefone para contato, preferencialmente fixo. Com o cadastro aprovado, você já pode vender seus livros, além de LPs, CDs e DVDs. A plataforma possui um controle de qualidade e sistema de qualificação para orientar a decisão do comprador, além de ser flexível com formas de pagamento e possibilitar a importação ou exportação de livros usados.

Brechó

Isso mesmo, muitos brechós também vendem livros usados. Basta que seus livros estejam em boas condições. Verifique em sua vizinhança para saber se há brechós precisando de livros velhos.

Vendendo livros didáticos

Ligue para a loja em que você comprou o livro para saber se eles podem comprar. Você provavelmente conseguirá vender para a papelaria do campus aonde você comprou, ou então para a papelaria de outro campus.

Trocar

Junte-se aos seus amigos e troquem os livros entre si. Que tal formar um grupo de leitura e fazer trocas constantes uns com os outros? Você também pode fazer um amigo secreto de livros em que um dá um livro como presente para o outro.

E por que não trocar seus livros por outras coisas de um amigo? Não necessariamente você precisa trocar livro por livro.

Há websites que permitem que você troque livros antigos por novos que lhe agradem. Visite os sites LivraLivro, Skoob, BookCrossing e Troca de Livros.

Reciclar

A reciclagem de livros é a mesma da reciclagem de papel, portanto é viável. Basta descobrir onde destinar, e uma das formas é por meio do site da prefeitura da sua cidade. Ligue ou mande um e-mail. Procure no Google por cooperativas de reciclagem de livros na sua cidade.

Alguns programas de reciclagem permitem que você coloque as obras em lixeiras específicas, e outros municípios reciclaram livros se levados ao depósito de dejetos sólidos.

Converse com os vizinhos, com os moradores do seu bairro, com o pessoal do clube, da feira ou da igreja. Alguém sempre sabe de um local para descartar os materiais recicláveis.

Referências

https://www.geniocriador.com.br/blog-genio/118-possui-livros-antigos-e-precisa-de-espaco-veja-algumas-dicas-do-que-fazer

https://pt.wikihow.com/Se-Livrar-dos-Livros-Velhos

comodescartar.com.br/121/descartar-livros-velhos-o-que-fazer/

renovablesverdes.com/pt/que-hacer-con-los-libros-viejos/

bibliotecasdobrasil.com/2013/02/livros-revistas-e-apostilas-para.html

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 55

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.