Mais um ano letivo começa e você já pensa em comprar o material novo. Mas afinal, o que fazer com o material velho? Como evitar que fiquem ocupando espaço em sua casa?
Ao destinar corretamente o material escolar antigo, e comprar com consciência o novo, você ensina para as crianças como ser mais sustentável. A questão a ser ensinada é a geração de lixo desnecessária.
Descarte correto
Bom, existem várias maneiras de você destinar o material escolar antigo.
Uma opção é baixar o app Cataki e entrar em contato com um catador. Ele vai até a sua casa buscar qualquer tipo de material reciclável
Você também pode levar a um ecoponto ou então a algum supermercado, como é o caso do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.
O site ecycle pode te ajudar a achar um ecoponto. O aplicativo Skoob ajuda a encontrar outras pessoas necessitadas.
Algumas papelarias, como a Kalunga por exemplo, oferecem descontos para quem levar materiais usados!
Igrejas costumam receber esse tipo de material.
Outra boa ideia é verificar se a escola não quer receber o material ou então doar para bibliotecas públicas.
.
O Terra Cycle em conjunto com a Faber Castel tem um projeto de recolher materiais de escrita para reciclagem. Basta você encontrar um ponto de coleta espalhado pelo Brasil para descartar canetas e lápis usados. A partir de 5 kg, é possível fazer o envio do material.
Reaproveite tudo o que for possível
Em primeiro lugar, reaproveite lápis, tesouras, colas e outros itens do tipo. Em relação aos cadernos, se estiverem pouco usados basta arrancar as páginas antigas e usar o restante do caderno.
Doe para ONGs
No Rio de Janeiro, uma boa opção para doações é o Exército da Salvação.
Doe para alunos novos
Procure contatos de pais com a direção do colégio e assim entre em contato com os alunos que vão ingressar na série que o seu filho está deixando. Pergunta a direção do colégio se conhecem algum grupo de whatsapp de pais que querem material novo. Assim é possível doar todos os livros didáticos.
Outra dica é encontrar professores que vão dar aula para a série que o seu filho está deixando. Assim os professores podem encontrar alunos que estejam precisando.
Lave alguns itens
O que fazer com estojo, mochila e uniformes? Se estiverem em boas condições de uso, o primeiro passo é lavar. Estes itens podem ser lavados na máquina de lavar.
Já os lápis, canetas e capas de cadernos podem ser higienizados com álcool.
Guardando o que tem valor sentimental
Existem trabalhos feitos pelos filhos que dão vontade de guardar ao invés de doar. Você pode digitalizar alguns documentos, tirar fotos e colocar molduras nesses trabalhos.
Destinar à reciclagem
Caso as alternativas anteriores não derem certo, você pode destinar livros e cadernos para a reciclagem depositando em lixeiras de papel da coleta seletiva.
Compre mais barato na Internet
Muitas papelarias vendem materiais a preços exorbitantes. Para isso, caso realmente precise comprar algum material novo a dica é pesquisar na Internet por preços mais acessíveis.
Referências
casapraticaqualita.com.br/noticia/o-que-fazer-com-o-material-escolar-antigo-descubra-como-evitar-o-seu-descarte-absoluto_a1746/1
diiirce.com.br/material-escolar-velho/
paisefilhos.uol.com.br/familia/volta-as-aulas-o-que-fazer-com-o-material-escolar-antigo-do-seu-filho/