0
(0)

Você não precisa necessariamente comprar todos estes ítens, alguns podem ser emprestados ou alugados. E se quiser comprar, pode ser de segunda mão.

Copo reutilizavel

Apesar de parecer inofensivo, o copinho de plástico, muito comum em nosso dia a dia, possui impactos ambientais. Eles são usados por alguns segundos e demoram até 400 anos para se decompor na natureza. Para se ter uma ideia, 720 milhões de copos plásticos vão para os lixos todos os dias no Brasil. Apenas 3% são reciclados.

Então, opte pelos copos reutilizáveis! Existem copos de silicone retráteis. É só amassar que ele fica compacto e cabe dentro da sua bolsa ou mochila. Você também pode comprar o cordãozinho e usar ele pendurado no pescoço. Muitos modelos possuem um design bem legal e também podem ser personalizados. Assim você se mantém hidratado sem ter que aceitar os malditos copinhos de plástico. Onde comprar? Menos1Lixo!

Garrafa reutilizável

Seja aonde você estiver indo, para a academia, para um piquenique, para o trabalho, existem muitos benefícios de levar com você uma garrafa de água reutilizável.

Não é nenhum segredo que o plástico contém produtos químicos. Embora as garrafas de plástico possam ser usadas quando novas, as garrafas descartáveis ​​liberam toxinas quando envelhecem, são danificadas ou expostas a altas temperaturas.

Além de produtos químicos tóxicos, levar uma garrafa de água para todos os lugares irá lembrá-lo de beber mais água.

Além de fazer você beber mais água, com uma garrafa reutilizável fica muito mais fácil acompanhar o seu progresso e avaliar o quanto você bebe por dia. Por exemplo, o seu objetivo é beber 2 litros de água por dia, e sua garrafa possui 500ml, basta enchê-la quatro vezes por dia. Ou seja, é muito mais fácil acompanhar a sua ingestão diária.

Você pode encontrar garrafas reutilizáveis com estampas únicas, uma enorme variedade de cores, acabamentos foscos e metálicos, ou seja, são muito mais legais que uma simples garrafinha transparente de plástico.

Embalagens de vidro para alimentos

Composto essencialmente por areia, barrilha e calcário – matérias-primas naturais e abundantes – , o vidro é 100% reciclável, infinitamente.

As embalagens de vidro não reagem quimicamente, igual ao plástico. O vidro não altera sabor, odor, cor ou qualidade do produto embalado, preservando a saúde do consumidor em produtos alimentícios, cosméticos e farmacêuticos.

As embalagens de vidro também são benéficas ao consumidor, pois conservam adequadamente alimentos e bebidas, além de precisarem de menos conservantes e estabilizantes.

O material pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder qualidade. O uso de cacos de vidro para a produção de novos produtos economiza energia e evita emissões de CO2.

Canudos sustentáveis

O canudo plástico já foi banido em 8 estados brasileiros ( Rio de Janeiro, São Paulo e Pará são alguns deles) Porém, ainda falta muita iniciativa para que saiam completamente de circulação.

Os canudos plásticos são um dos materiais mais encontrados nos oceanos. Por não ser biodegradável, pode demorar até mil anos para se decompor no meio ambiente. Os canudos representam 4% de todo o lixo plástico produzido no mundo. Nos Estados Unidos, utilizam-se 500 milhões de canudos descartáveis por dia.

Outro problema é que o canudo de plástico é feito a partir do petróleo, um recurso finito.

Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

Existem canudos de diversos materiais mais sustentáveis do que o plástico! Um exemplo são os feitos de bambu: o canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte renovável. É reutilizável, lavável, natural e leve. Outro benefício é que é resistente a bactérias. O bambu oferece a vantagem de não conter químicos.

Outros materiais são: metal, vidro, palha, papel, silicone e comestíveis. Quer saber mais? Confira nosso post sobre canudos sustentáveis:

Coador de chá inox

Você sabia que alguns saquinhos de chá descartáveis são feitos de plástico? Para chá sem desperdício, compre chá de folhas soltas e use um coador de chá de aço inoxidável.

O infusor de chá feito de aço inox que permite com que você utilize folhas soltas ou granuladas para fazer um chá natural e delicioso sem o uso de descartáveis.

Aparelho de barbear reutilizável

Abandone os aparelhos de barbear de plástico descartáveis e opte pelo aparelho de barbear tradicional feito de aço inoxidável e lâminas de metal que podem ser recicladas. A longo prazo, essa também é a opção mais econômica, pois um pacote de cinco lâminas custa apenas 3 dólares.

Os aparelhos de barbear de plástico são de difícil reciclagem pois é difícil separar as hastes das lâminas. A forma correta de descartar é por dentro de uma garrafa pet ou caixa de papelão e escrever uma mensagem dizendo para tomar cuidado com o manuseio para não machucar. Ou seja, os aparelhos de plástico vão continuar aí por alguns séculos.

Isso sem falar que o barbeador de metal possui lâminas mais eficazes, portanto, vale lembrar de não colocar muita pressão para evitar cortes.

Absorvente reutilizável

Os absorventes convencionais contém toxinas prejudiciais ao pH da pele. As camadas de plástico prejudicam a ventilação e causam infecções na área íntima. Os absorventes reutilizáveis são feitos de algodão orgânico e tecidos hipoalergênicos não branqueados e não tingidos.

Os absorventes de pano reutilizáveis são amigáveis à saúde da região. Isso porque o tecido absorve a umidade do sangue e do suor em vez de repeli-la. Ao mesmo tempo, eles permitem que a região respire, sem perturbar o equilíbrio do microbioma vaginal.

Os absorventes reutilizáveis duram bem mais, podendo chegar até 4 anos, enquanto que um convencional dura algumas horas.

Os impactos são consideráveis. Uma mulher, desde a primeira menstruação até a menopausa, gasta em média 8880 absorventes. Esta alta quantidade de absorventes utilizados ao longo da vida também significam gastos maiores em comparação com os absorventes de pano.

Os absorventes reutilizáveis também são mais confortáveis.

O ponto negativo é o fato de ter que lavar.

O ideal é que a pessoa tenha pelo menos 3 peças diferentes, trocando quando necessário.

Shampoo em barra

Um dos principais motivos para optar é o fato de não virem em embalagens de plástico, assim como os shampoos convencionais. Eles costumam vir em embalagens de papelão e papel reciclado. Também são livres de substâncias nocivas ao corpo e ao meio ambiente.

Além de serem mais naturais do que os líquidos, também costumam não serem testados em animais.

Fazem uma limpeza mais profunda, sem ressecar fios ou danificar o couro cabeludo.

As vantagens não param por aí! Ao comprar shampoos em barra você está fortalecendo a economia local, valorizando o trabalho de pequenos produtores e marcas locais.

Pelo fato de durarem o dobro de lavagens do que os shampoos convencionais, assim você também economiza dinheiro.

É ideal para viagens, já que não ocupam muito espaço.

Os shampoos em barra surgiram nos Estados Unidos devido a impossibilidade de levar os líquidos no avião.

Escova de dente de bambu

Começando pela fabricação, são mais sustentáveis do que as de plástico, pois o bambu cresce rapidamente e não gera desequilíbrio ambiental.

Também são mais saudáveis uma vez que possuem propriedades antibactericidas, quando armazenadas de forma correta.

Isso significa que bactérias e fungos se manterão longe do cabo da sua escova, o que diminui também o risco de contaminação e até proliferação nas cerdas.

Em relação a eficiência da escovação, as de bambu não perdem em nada para as de plástico.

Você sabia que as escovas de bambu são compostáveis? Você pode por no seu baldinho do Ciclo Orgânico ou na sua composteira doméstica! Assim possuem uma destinação melhor do que as de plástico, que normalmente param nos lixões e emitem gases nocivos durante o processo de decomposição.

Hastes flexíveis de papel

Os cotonetes costumam não ser descartados de forma correta, indo parar muitas vezes nos oceanos e causando a morte de animais que os ingerem. Em comparação aos de plástico, as hastes de papel se degradam muito mais rapidamente.

O que acontece é que muitas pessoas descartam os cotonetes no vaso sanitário e as redes de esgoto não conseguem filtrar, por isso acabam parando nos mares.

Este produto foi o sexto mais encontrado nas praias britânicas em 2016.

Fio dental

Além disso, o próprio fio dental é regularmente feito de náilon ou outros filamentos de plástico. As versões enceradas são revestidas com um tratamento à base de petróleo para facilitar o uso. O próprio náilon não é reciclável nem biodegradável e tem um tempo de degradação na natureza similar ao do plástico: cerca de 400 anos.

Um problema muito comum é que muitas pessoas jogam o fio dental no vaso sanitário, e a consequência é que o produto acaba parando nos oceanos, causando a morte de animais que o ingerem.

Além disso, o fio dental genérico também pode conter vestígios de produtos químicos tóxicos, como PFASs, BPA e cádmio. Essas substâncias são potencialmente cancerígenas e podem se acumular por anos no meio ambiente.

Se cada um de nós passasse o fio dental somente uma vez por dia entre os dentes, seriam 2,5 bilhões de embalagens plásticas descartadas por ano.

Felizmente, no Brasil já há versões de fios dentais sustentáveis.

O fio dental de seda é compostável!

O fio dental de bambu é natural, biodegradável e vegano. Também é livre de conservantes, glúten e cores e adoçantes artificiais.

Estas versões não possibilitam que sejam jogadas no vaso sanitário!

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

abividro.org.br/2020/09/11/confira-5-vantagens-das-embalagens-de-vidro-para-alimentos/

hermosafree.com.br/loja/noticia.php?loja=1096525&id=25

relax.com.br/5-motivos-para-trocar-seu-shampoo-liquido-por-um-shampoo-em-barra/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.