Tendo em vista que boa parte dos gases de efeito estufa são emitidos por veículos, passa a ser muito importante uma transição para veículos limpos.
Além dos carros elétricos, uma novidade são também os ônibus elétricos.
Além de não poluir o ar, o que seria o principal benefício dos ônibus elétricos, outra característica positiva é o fato de serem silenciosos. Para os passageiros, a viagem é mais confortável também, pois o veículo dá menos arrancadas e vibra menos.
Na América Latina, o país líder em ônibus elétricos é a Colômbia com 1.165 unidades. O Brasil está em quarto lugar com 351 unidades.
Projeções estimam que até 2040, 67% da frota global de ônibus seja composta por veículos elétricos.
Algumas cidades que têm projetos para trocar ônibus a combustão por elétricos são: São Paulo, Goiânia, Salvador e Curitiba.
Uma das barreiras para a adoção dos ônibus elétricos é o alto custo em comparação com os modelos convencionais.
Os elétricos custam em torno de 2,5 a 3 milhões de reais. Isso significa que custam 3 vezes mais do que os modelos convencionais. A tendência é que passem a ficar mais baratos nos próximos anos.
Apesar do alto custo de aquisição, os ônibus elétricos geram economia pois a eletricidade é mais barata do que o combustível e o motor é mais resistente e durável, o que reduz custos com manutenção.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!