A caminhada é um dos exercícios mais fáceis de se praticar. Ela não exige habilidade, não envolve altos custos, pode ser feita em qualquer lugar e hora do dia e não possui restrição de idade.
Pode parecer bobagem e nada de especial. Algo que simplesmente fazemos todos os dias… Mas caminhar, na verdade, é uma das melhores formas de exercício físico que existe. Basta praticar a atividade regularmente e aliar a uma boa alimentação.
Alguns benefícios básicos da caminhada são: melhora do sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, fortalecimento muscular, melhora da postura corporal e diminuição do inchaço.
Para pessoas sedentárias, pode surtir efeito após uma semana praticando 10 minutos por dia. Assim, a pessoa sai do sedentarismo sem precisar de exercícios de alta intensidade.
Melhora a circulação
Uma caminhada de 40 minutos já é capaz de reduzir a pressão arterial mesmo após 24 horas da atividade. Isso ocorre pois durante o exercício o fluxo de sangue aumenta levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão, A caminhada faz as válvulas do coração trabalharem mais, melhorando a circulação e a oxigenação.
Embelece a pele
Sim, a caminhada é capaz de gerar uma pele mais bonita e cabelos mais brilhantes! Os dermatologistas sugerem uma caminhada de 30 minutos por dia para poder usufruir destes benefícios. Além disso, a atividade retarda o envelhecimento, combate a acne e evita diversos problemas de pele.
Menos chances de morrer
De acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Jama Network em setembro de 2021, pessoas que dão 7 mil passos diariamente têm um risco de 50% a 70% menor de morrer do que aquelas que não caminham. Vale lembrar que passos dados dentro de casa e em pequenos deslocamentos também são contabilizados.
Um estudo no Journal of American Geriatrics Society comprovou que adultos mais velhos, com idades entre 70 e 90 anos, que saíram de casa e eram fisicamente ativos viviam mais do que os que não eram.
Benefícios para o pulmão
As trocas gasosas no pulmão ocorrem de maneira mais eficiente. Isso faz com que as impurezas sejam expelidas do pulmão, livrando-o de poeiras e catarros.
Previne doenças
Algumas delas são: diabetes, hipertensão, obesidade e osteoporose. Outro benefício é que melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
Libera substâncias do bem estar
A caminhada libera endorfina, uma substância ligada ao nosso bem estar e que alivia o estresse. Assim sendo, é indicado caminhar depois do trabalho para desestressar. A prática logo também é indicada em casos de depressão.
Além disso, a endorfina é capaz de melhorar a qualidade do sono, fortalecer a imunidade e combater o envelhecimento.
Diminui a sonolência
A caminhada durante o dia faz com que haja um pico de substâncias estimulantes como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto nas horas seguintes após a caminhada (por isso é interessante caminhar de manhã!). Além disso, as caminhadas matinais aumentam a frequência cardíaca, o fluxo sanguíneo e despertam o sistema nervoso.
Ao fazer a caminhada, nosso corpo adormece mais facilmente no final do dia.
Melhora a imunidade
Arranjar tempo para um passeio matinal pode ajudar a fortalecer seu sistema imunológico. Uma pesquisa da Harvard Medical School descobriu que aqueles que caminhavam pelo menos 20 minutos por dia, cinco dias por semana, tinham quase 50% menos dias de doença do que aqueles que se exercitavam uma vez por semana ou menos.
Gera emagrecimento
Este talvez seja o benefício mais famoso da caminhada, pois durante o exercício o organismo aumenta o gasto energético, utilizando a gordura acumulada para produzir energia durante a atividade.
Umas das formas de aumentar o gasto energético durante a caminhada são: aumentar a velocidade de modo que não consiga conversar enquanto caminha e balançar os braços à medida que vai dando os passos, pois assim aumenta-se a circulação sanguínea.
Reduz a vontade de comer doces
Um estudo reuniu várias pessoas e todas elas comeram chocolate durante um certo tempo. Porém, algumas praticavam 15 minutos de caminhada diárias enquanto outras não. O resultado foi que as pessoas que não praticaram caminhada tiveram maior estresse durante o dia, o que levou a uma maior vontade por doces do que as pessoas do outro grupo.
Reduz o estresse
Caminhar mesmo que apenas alguns minutos por dia pode melhorar o seu humor e reduzir a ansiedade. Esse efeito é potencializado principalmente quando caminhamos na natureza. É melhor do que buscar o relaxamento comendo doces! Caminhadas são zero caloria!
Melhora a digestão
Isso mesmo, caminhadas diárias podem melhorar muito os movimentos intestinais.
Melhora a saúde do cérebro
Pesquisadores descobriram que a atividade aumenta o suprimento de sangue para o cérebro, que está ligado a melhora da função cognitiva, memória, concentração e resolução de problemas.
Aumenta a criatividade
Um estudo que comparou pessoas tentando ter novas ideias enquanto estavam sentadas ou caminhavam concluiu que os participantes se saíram melhor ao caminhar, principalmente ao ar livre. Assim você pode ter ideias para serem usadas no trabalho bem como para resolver problemas do dia a dia.
Perguntas frequentes sobre a caminhada
Preciso me aquecer antes da caminhada?
Sim, é uma boa ideia. Faça movimentos suaves como balançar os braços, mexa o quadril, tente tocar a ponta dos pés. Comece andando num ritmo leve e lento.
Quantas calorias a caminhada queima?
Tudo depende do seu peso, da velocidade e da distância. Para uma pessoa de 63 quilos, uma caminhada de 30 minutos queima 127 calorias.
Quais músculos você usa para caminhar?
Os músculos da parte inferior são os mais utilizados. Além disso, ombros e parte superior das costas são ativados para ajudar a manter a postura.
Quanto tempo devo caminhar por semana?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que sejam praticados 150 minutos semanais de atividade física moderada, o que dá cerca de meia hora de exercício, cinco vezes por semana. Isso vale até para caminhadas de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Mais do que a intensidade, o que vale é a regularidade.
Referências
tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/11-beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-e-a-mente
cnnbrasil.com.br/saude/os-beneficios-da-caminhada-um-dos-exercicios-mais-subestimados-de-todos/
tuasaude.com/caminhada/
vidasaudavel.einstein.br/fazer-caminhada/
atletis.com.br/beneficios-da-caminhada
tendaatacado.com.br/dicas/fazer-caminhada-7-beneficios-para-a-saude/
cdd.org.br/noticia/saude-publica/beneficios-caminhada/
vitat.com.br/beneficios-caminhar/