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Cada vez mais as pessoas estão se tornando conscientes a respeito das questões ambientais, como por exemplo, a alimentação, consumismo e reciclagem. Mas um ramo que vem ganhando força ultimamente é o da beleza sustentável. Não se trata de uma moda passageira, mas um conceito que veio para ficar. Ela consiste em formas sustentáveis de produção, uso e descarte de produtos de beleza.

Ou seja, as marcas de cosméticos não estão apenas valorizando a qualidade do produto para a estética do consumidor, mas também questões ambientais, sociais e éticas.

Os produtos cosméticos convencionais possuem diversos impactos ambientais, e se levarmos em conta que esse mercado movimentou em 2021 cerca de 120 bilhões de reais no Brasil, dá para se ter uma ideia da importância do assunto.

À medida que a conscientização a respeito das questões ambientais vêm aumentando entre as pessoas, muitas marcas de cosméticos já estão alinhando a sua produção a estes valores. Dessa forma as marcas passam a conquistar um novo nicho de mercado em crescimento, aumentando a clientela e ajudando a cuidar do meio ambiente.

Mas de quais produtos estamos falando exatamente? Alguns exemplos de cosméticos que estão sendo produzidos de forma sustentável são: shampoos, desodorantes, maquiagem, condicionadores, perfumes, etc.

Muitos produtos cosméticos convencionais são fabricados com substâncias químicas muito nocivas ao corpo humano e ao meio ambiente.

Como por exemplo, alguns produtos contém substâncias derivadas do petróleo, partículas de polietileno, corantes e polímeros sintéticos. Os cosméticos sustentáveis são tão ou mais eficientes do que os convencionais. Algumas substâncias usadas, que são mais saudáveis, são: vitamina C, resveratrol, ácido hialurônico, argila branca, aveia, germe de trigo, romã, ceramidas.

Após o uso do cosmético, as substâncias nocivas vão para o esgoto e acabam parando nos mares, onde causam danos à vida marinha. Além disso, para fabricar os cosméticos, são utilizados recursos naturais como água, terra e energia. Muitos processos de fabricação também emitem gases de efeito estufa.

Muitas marcas estão resgatando métodos artesanais de confecção, pois possuem impactos reduzidos.

Até então, muitos produtos vinham em embalagens de plástico, mas com o movimento da moda sustentável muitas marcas estão usando materiais como bambu, vidro e alumínio. Além de muitos produtos virem embalados em materiais sustentáveis, outra ideia interessante no conceito da beleza sustentável é o abastecimento por refil. Além de reduzir o uso de embalagens, também reduz-se o desperdício dos produtos. Muitas marcas oferecem serviços de coleta e reciclagem de embalagens. Os consumidores também podem optar por marcas locais, pois assim há menos emissões de gases poluentes associados ao transporte.

Apesar do teste de produtos em animais ter diminuído no mundo, muitas empresas ainda praticam essa ação. Muitos animais são submetidos a péssimas condições de vida durante os testes de laboratório.

A transparência também é algo que vem sendo adotado pelas marcas. Ou seja, elas fornecem aos consumidores informações detalhadas sobre os ingredientes e métodos de produção.

Procure por informações sobre os produtos nos rótulos ou então no site da marca. Nos rótulos, procure por selos que indiquem “cruelty-free”e “clean beauty”.

Muitas marcas também se preocupam em realizar ações para conscientizar o público a respeito da beleza sustentável.

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