0
(0)

As latas de alumínio demoram cerca de 500 anos para se decompor quando descartadas em aterros e lixões.

O Brasil é campeão mundial em reciclagem de latinhas de alumínio!

Para se ter uma ideia, em 2016, o nosso país reciclou 98% das latinhas produzidas por aqui, isso equivale a 280 mil toneladas de alumínio reciclados. A fama de maior reciclador desse material acontece todos os anos desde 2001. A média de reciclagem de latinhas na Europa é de 70%. As cooperativas de reciclagem pagam um alto valor por quilo entregue pelos catadores, por isso milhares de pessoas no país vivem da coleta de latinhas (estima-se que no Brasil existam 800 mil catadores de latinhas).

Um dos grandes benefícios da reciclagem de alumínio é que o material não perde qualidade ao ser reciclado, assim como acontece também com o vidro. Além das latinhas, o alumínio está presente em automóveis, bicicletas, talheres e computadores. Ou seja, a reciclagem das latinhas dá origem não apenas a novas latinhas, mas diversos outros produtos que possuem metal em sua composição. Para a fabricação de alumínio a partir da bauxita, são emitidas grandes quantidades de gases de efeito estufa.

Em 2021 foram economizadas 2 milhões de toneladas de bauxita devido a reciclagem das latinhas.

Uma latinha usada, passa a ser reciclada e comercializada novamente em apenas 60 dias.

Para fabricar alumínio a partir da reciclagem, são gastos apenas 5% de energia em comparação com a produção a partir de matéria-prima virgem.

Isso significa que em média em um ano o Brasil economiza de energia 5% da quantidade gerada pela usina de Itaipu.

A fundição do alumínio virgem também gera óxido de enxofre e óxido de nitrogênio, dois gases de efeito estufa (em 2022, devido a alta taxa de reciclagem de latinhas, o Brasil evitou a emissão de 1,8 milhões de toneladas de gases de efeito estufa). Cada latinha de alumínio reciclada economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por 3 horas!

Como ocorre o processo de reciclagem? A primeira etapa é responsabilidade do consumidor, que deve depositar as latas de alumínio nas lixeiras de cor amarela da coleta seletiva (o ideal é também fazer uma limpeza básica antes do descarte). Quando o material chega nas cooperativas de reciclagem é amassado por prensas especiais. Os fardos são submetidos a altas temperaturas o que faz com que derretem. São geradas chapas de alumínio que são dispostas em bobinas, e por fim, as bobinas são comercializadas para as empresas que fabricam produtos de alumínio.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.