5
(9)

Já pensou em reutilizar garrafas de vidro para decorar a sua casa? Assim você pode ter uma decoração super original, charmosa e ainda por cima preservar o meio ambiente. Afinal de contas as garrafas demoram até 4 mil anos para se decompor na natureza.

Reciclagem

Felizmente as garrafas de vidro são 100% recicláveis.

Você sabia que na reciclagem do vidro são gastos menos energia e emitidas menores quantidades de CO2 do que a fabricação de vidro virgem? No processo de reciclagem, uma quantidade 70% menor de energia é consumida, a emissão de poluentes atmosféricos é reduzida em 20% e o uso de água diminui em 50%. Porém, dados de 2011 apontam que apenas 47% de vidros foram reciclados no país.

Mas a melhor opção na verdade é reaproveitar as garrafas de vidro, pois assim não é gasto nenhuma matéria-prima.

Como reciclar?

Além dos coletores dispostos na rua, existem as cooperativas de reciclagem, pontos de entrega voluntária (PEVs), supermercados e locais de venda de produtos que encaminham garrafas de vidro para a reciclagem.

Para ajudar no processo de reciclagem, é recomendável separar o vidro por cor, facilitando a distinção dos materiais para as empresas de reciclagem, e também é aconselhável remover as tampas e os rótulos, pois podem contaminar o processo de reciclagem e diminuir o valor do material reciclado.

Em seguida, o processo se torna inteiramente industrial: o vidro é refundido e moído em um triturador; depois é colocado em um forno gigante com temperatura em torno de 1000ºC – esse valor é muito menor do que o utilizado na fabricação de um vidro novo, o que implica um ganho energético e uma menor emissão de CO2. Assim, a utilização de uma tonelada de cacos de vidro para a reciclagem permite economizar cerca de 1,2 toneladas de matérias-primas novas.

Reaproveitando 

Confira algumas ideias criativas de como reaproveitar as garrafas de vidro!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.