0
(0)

Atualmente existem diversas formas de tratar o lixo, como a reciclagem e a compostagem. Um modelo que talvez você não esteja muito familiarizado é a incineração. Diferentemente de simplesmente colocar fogo no lixo, existem usinas apropriadas que fazem a queima a altas temperaturas de resíduos com o objetivo de reduzir o volume de lixo – que chega a 85% – e evitar que este aumente o volume dos lixões.

Apesar da queima de resíduos gerar gases nocivos ao planeta, as usinas de incineração são equipadas com filtros que evitam que isto aconteça. Além disso, muitas usinas possibilitam que a queima de resíduos gere energia elétrica.

A destruição térmica dos resíduos por meio da oxidação acontece em temperaturas em torno de 900° C e podendo chegar até 1250°C.

Além disso, esse método também contribui economicamente, já que os materiais que são resultados dessa queima podem ser comercializados para diversas finalidades, como produção de cerâmica, artesanato, borracha, entre outros.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens estão a redução do volume de lixo, reduzindo a necessidade de aterros e lixões. Também é muito comum a incineração de resíduos hospitalares, o que é muito interessante tendo em vista que o processo reduz as características patogênicas deste tipo de resíduo. Outros benefícios interessantes são a produção de energia limpa e a não contaminação de solos e mananciais.

Agora vamos às desvantagens. Caso a usina não seja operada corretamente pode haver a emissão de gases poluentes. Inclusive esse é um dos motivos pelos quais diversas usinas foram desativadas no Brasil. Outro problema é que esta forma de tratamento do lixo não estimula o consumo consciente e a redução do desperdício.

A incineração é um método que reduz significativamente o volume de lixo, mas a sua grande desvantagem é o seu alto custo. Os incineradores têm alto custo de implantação, manutenção e operação. É muito comum haver o desgaste dos equipamentos, já que esse processo libera e consome substâncias químicas que danificam os equipamentos e outros aparelhos. Dessa forma, é preciso investir regularmente em manutenções preventivas e corretivas, que demandam um valor considerável.

O que pode ser incinerado?

Dentre os principais tipos de resíduos que podem ser incinerados, podemos citar: resíduos hospitalares como bolsas de sangue, seringas e medicamentos, defensivos agrícolas e lixo comum.

Por sinal, a incineração é uma das melhores maneiras de tratar o lixo hospitalar. Caso descartado a céu aberto pode causar sérios impactos ambientais. Alguns hospitais têm seus próprios incineradores.

O serviço de incineração também atende empresas fabricantes de medicamentos e cosméticos, redes de farmácias, hospitais, unidades de saúde e outros negócios que, eventualmente, precisam dar a destinação de resíduos e produtos com prazo de validade vencido ou lotes com problemas de fabricação.

No Brasil

O Brasil está bem atrás de outros países em relação à quantidade de usinas em operação no país. Muitas delas foram desativadas devido às suas condições precárias

Referências

infoescola.com/ecologia/incineracao-de-lixo/

vgresiduos.com.br/blog/quais-sao-as-vantagens-e-as-desvantagens-da-incineracao-do-lixo/

/rcrambiental.com.br/entenda-o-processo-de-incineracao-de-residuos/

mundoeducacao.uol.com.br/quimica/substancias-toxicas-formadas-na-incineracao-lixo.htm

novaambiental.com.br/incineracao/

calleve.com.br/blog/incineracao-lixo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.