0
(0)

A coleta seletiva é uma forma prática de organizar os resíduos para serem reciclados. Contentores coloridos são disponibilizados, e cada cor indica um tipo de material. Essa prática pode ser realizada dentro de casa, nos condomínios, em espaços coletivos como empresas, escolas e áreas públicas. Ou seja, o que acontece é que a coleta seletiva acaba realizando a primeira etapa importante da reciclagem, que é a separação dos resíduos de acordo com o seu material. Confira agora as cores dos contentores e os respectivos tipos de resíduo:

Azul: papel
Verde: vidros
Vermelho: plásticos
Amarelo: metais
Marrom: resíduos orgânicos

Os contentores com as cores acima são os mais comuns de serem encontrados. Porém, em alguns lugares a coleta seletiva vai além desses materiais, que são os mais comuns. Confira outras cores menos comuns:

Preto: madeiras
Cinza: materiais não reciclados
Branco: lixos hospitalares
Roxo: radioativos

Existem mais alguns tipos de resíduos, porém não existem contentores para eles, mas sim pontos de coleta espalhados pela cidade disponibilizados pelos fabricantes, como é o caso de pilhas, baterias e óleo de cozinha.

Após os resíduos serem separados por material, a última etapa é a da coleta. Ela pode se dar basicamente de 3 formas: coleta pela prefeitura, cooperativa de reciclagem ou empresa privada. Depois de escolher a fonte de coleta, estabeleça com qual frequência os resíduos serão coletados.

Para que a coleta seletiva seja praticada com sucesso em locais públicos é importante realizar ações de conscientização, como por exemplo, disponibilizando cartazes e panfletos em elevadores falando sobre a importância da coleta seletiva. Em condomínios, por exemplo, a ideia pode fazer parte das pautas das reuniões entre moradores. A verdade é que muitas pessoas não têm conhecimento a respeito da importância dessa atividade.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.