0
(0)

O poliéster é muito usado na indústria têxtil devido à durabilidade, resistência e baixo custo. Ele é usado para a confecção de calças, camisas, cortinas, lençóis e estofados. Durante a sua produção são consumidas grandes quantidades de energia, recursos não renováveis (petróleo) e são emitidas grandes quantidades de gases de efeito estufa. Cerca de 65% das fibras têxteis produzidas no mundo são à base de petróleo, e o poliéster é o mais usado. Quando descartado inadequadamente, sua degradação é lenta e libera microplásticos no meio ambiente. Na hora da lavagem, também é comum que solte microplástico, e assim o material pode chegar nos oceanos.

Como solução para o problema, os consumidores podem optar por roupas feitas de outros materiais, como algodão orgânico e cânhamo. Esses materiais inclusive são cultivados sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos. Além disso, esses materiais são biodegradáveis, ou seja, se decompõem naturalmente ao final da vida útil. Mas cuidado com o algodão, vamos enfatizar novamente, ele deve ser orgânico! O algodão convencional é um dos maiores utilizadores de agrotóxicos no mundo.

Outro ponto importante é que é possível reciclar o poliéster, o que inclusive consome menos energia do que fabricar a partir de matéria-prima virgem. A única condição para a reciclagem é que o poliéster não seja misturado com o algodão na confecção da roupa.

Para saber se uma roupa é de poliéster, basta conferir a etiqueta. Vale a pena ficar atento para outros tecidos sintéticos, como poliamida, nylon, lycra, viscose, cetim, acetato, acrílico e elastano.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.