Muitas regiões do planeta são naturalmente mais propensas a sofrer com escassez de água. Por exemplo, as regiões áridas e semi áridas possuem pouca precipitação e solos impermeáveis, o que torna naturalmente mais difícil encontrar água potável.
Boa parte das secas que ocorrem no mundo estão ligadas à falta de manejo e uso sustentável dos recursos hídricos.
A agricultura consome boa parte dos recursos hídricos disponíveis. As indústrias também fazem grande uso de água e costumam lançar resíduos contaminantes em cursos d’água. A poluição de rios, não apenas causada por indústrias, é outro fator que gera a escassez de água para uso humano.
A agricultura consome 70% da água retirada no mundo, as indústrias 20% e as residências 10%.
As secas possuem uma forte relação com as mudanças climáticas. A Amazônia, por exemplo, é responsável pelo regime de chuvas das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Isso acontece da seguinte forma: as árvores liberam vapor d’água na atmosfera por meio da evapotranspiração. Essa umidade é levada por ventos para essas regiões e originam as chuvas. Portanto, o desmatamento pode comprometer esse sistema.
Em alguns locais no mundo, há baixa disponibilidade de água potável, o que faz as pessoas gastarem pouco do recurso, como é o caso de algumas regiões no continente africano. Pessoas que moram nesses locais chegam a usar apenas quinze litros por dia
Por outro lado, cidades como Nova Iorque, possuem alta disponibilidade do recurso e a população faz uso descontrolado, chegando à marca de 2 mil litros de água por dia por pessoa.
Os governos dos países que carecem de água potável devem tomar medidas para contornar a situação, pois caso contrário a tendência é que a situação se agrave e possa acontecer falta de alimentos.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!