Considera-se macronutrientes aqueles que são utilizados pelo nosso organismo diariamente e que devem ser consumidos em grande quantidade. Por conta disso, devem integrar a maior parte de nossa dieta.
Os macronutrientes basicamente são compostos por proteínas, carboidratos e gorduras.
Carboidratos
São responsáveis por fornecer energia para funções do organismo e para realizar atividades físicas. Por isso são necessários antes do exercício bem como após.
Embora muitas dietas restritivas busquem a eliminação dos carboidratos, seu consumo é essencial para a manutenção de um corpo saudável. Por isso, o ideal é selecionar alimentos desse grupo que contribuam para uma melhor qualidade de vida, como as versões integrais. A chave é o equilíbrio, nem muito nem pouco carboidrato.
São encontrados em alimentos como massas, pães, frutas, batatas e demais tubérculos – como batata-doce e mandioca.
Os carboidratos são divididos em dois grupos: os simples e os complexos. Os simples são moléculas menores, geralmente absorvidas pelo organismo de forma rápida. Estão presentes em alimentos como açúcar, mel, frutas e doces. Já os carboidratos complexos são moléculas maiores, que levam mais tempo para serem absorvidas e, consequentemente, dão maior sensação de saciedade. Estão presentes no arroz, milho, massas, pães, entre outros.
Gorduras
São também conhecidos como lipídios. Assim como os carboidratos, também são fonte de energia para o corpo, já que atuam no transporte de nutrientes. As gorduras geram mais energia do que os carboidratos.
Alimentos como manteiga, óleos, queijos, carnes, gema de ovo, creme de leite, abacate e oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim) são as principais fontes de lipídios.
O excesso de gorduras, mesmo as boas, pode causar ganho de peso, por isso é necessário um equilíbrio. Assim como as proteínas, seu consumo gera saciedade e ajuda na perda de peso.
Proteínas
Podem ser tanto de origem vegetal quanto animal. Compõem tecidos musculares, produzem enzimas e anticorpos. As proteínas também estão presentes na composição de todas as células, incluindo cabelos, unhas, pele, ossos, músculos e sangue.
O consumo de proteínas gera saciedade, o que é interessante para uma pessoa que busca a perda de peso.
Assim como os outros macronutrientes, é necessário um equilíbrio no consumo de proteínas. O excesso pode sobrecarregar os rins e a insuficiência pode prejudicar a formação de massa muscular.
Qual a quantidade de macronutrientes que devem ser consumidos?
De modo geral, a sua dieta deve conter de 10% a 15% de proteínas, em média 30% de gorduras, e cerca de 55% a 75% de carboidratos.
Referências
content.paodeacucar.com/saudabilidade/macronutrientes
blog.livup.com.br/o-que-sao-macronutrientes-e-qual-a-sua-importancia/
blog.soujusto.com.br/o-que-sao-macronutrientes/