O que é?
Pessoas que adotam o flexitarianismo não seguem uma dieta estritamente vegana ou vegetariana nem totalmente carnívora. É um meio termo. A dieta flexitariana busca um equilíbrio.
Ou seja, enquanto os veganos excluem alimentos como ovos, leite e carne, os flexitarianos adotam uma dieta basicamente vegetariana, porém eventualmente consomem carne.
Há quem coma carne uma vez por semana, outros comem duas a três vezes.
O objetivo é proporcionar benefícios para a saúde e o meio ambiente.
A dieta flexitariana não possui regras claras ou números recomendados de calorias e macronutrientes. Ou seja, não existe uma quantidade certa de dias por semana que deve-se evitar a carne vermelha. O ideal é que seja evitada pelo menos um dia na semana. E quando for consumir carne, é indicado dar preferência para carnes magras e peixes.
Flexitarianismo como transição
Muitas pessoas adotam o flexitarianismo como modo de transição entre uma dieta carnívora para uma vegana ou vegetariana. Outras pessoas simplesmente adotam o flexitarianismo e não saem mais dele. A dieta flexitariana é mais fácil de ser seguida do que o veganismo e vegetarianismo, por isso é usada como degrau para as dietas mais extremas. O que acontece é que muitas pessoas tentam virar veganas mas desistem no meio do caminho. O flexitarianismo também ajuda nesse aspecto.
Benefícios
Uma vez que a dieta flexitariana preza pelo consumo de frutas, verduras e legumes ela tende a ser muito benéfica para o organismo: faz bem para os sistemas circulatório, nervoso, imunológico, respiratório e traz uma sensação de bem-estar e leveza para o corpo.
Não há problema se um amigo te convida para jantar
Um dos benefícios do flexitarianismo é que dessa maneira você não precisa levar uma marmita de casa quando for jantar na casa de algum amigo ou parente. Uma vez que é permitido comer carne de vez enquanto, não há problemas em aceitar o cardápio de quem te convida para o jantar.
Devo tomar suplementos na dieta flexitariana?
Em primeiro lugar, o ideal é ir ao nutricionista para fazer exames e identificar a carência de algumas possíveis substâncias. Assim sendo, é possível que o médico prescreva suplementos como vitamina B12, ferro e zinco.
Referências
saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/flexitarianismo-por-mais-equilibrio-e-consciencia-na-alimentacao/
blog.nutrify.com.br/saiba-o-que-e-flexitariano-e-os-seus-beneficios/