0
(0)

A glicemia refere-se à quantidade de glicose presente no sangue, que é a principal fonte de energia para o nosso organismo. A glicose é obtida dos alimentos que consumimos, especialmente os carboidratos, e é essencial para o funcionamento adequado das células, tecidos e órgãos do nosso corpo.

Quando os níveis de glicose estão muito altos (hiperglicemia) ou muito baixos (hipoglicemia), podem surgir complicações e impactar negativamente a qualidade de vida.

Consuma fibras

As fibras reduzem a velocidade de absorção dos alimentos, evitando picos de açúcar no sangue.

Algumas fontes de fibras são aveia, oleaginosas, pão integral e vegetais.

A Organização Mundial da Saúde sugere que o consumo de fibras alimentares seja de no mínimo 25g por dia.

Beba muita água

A bebida é insubstituível e auxilia no controle de várias alterações metabólicas, como na hiperglicemia.

Consuma proteínas

As proteínas regulam a secreção de insulina, o que faz o nível de glicose no sangue subir mais lentamente. Além disso, alimentos ricos em proteína dão bastante saciedade, evitando a tentação de comer um docinho ou lanche antes da hora.

As proteínas também ajudam a estabilizar a glicemia quando combinadas com carboidratos. Opte por fontes magras de proteína, como peixes, frango, carne magra, ovos, laticínios com baixo teor de gordura e leguminosas.

Pratique atividades físicas

A prática de atividade física é outro hábito essencial que precisa estar presente no dia a dia. Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Tanto as atividades aeróbicas quanto as de esforço muscular são importantes para a redução da glicemia.

A prática de exercícios físicos ajuda a queimar calorias e reduzir o acúmulo de gordura corporal, o que contribui para o controle do peso e, consequentemente, da glicemia.

Fique atento a pressão sanguínea

Com o passar do tempo a diabetes deixa as artérias do corpo mais enrijecidas e se a pressão arterial não estiver controlada, há chances de desenvolver pressão alta.

O que evitar?

Carboidratos simples

O consumo de carboidratos simples impacta bastante a glicemia, já que ao ser ingerido é transformado rapidamente em glicose na corrente sanguínea.

Portanto, é preciso evitar o consumo de açúcar e farináceos refinados, ou seja, doces em geral, como bolos e sorvetes, bebidas açucaradas e também pães, arroz branco, batata, massas e biscoitos.

Opte pelos carboidratos complexos, que são de lenta digestão e liberam energia aos poucos: grãos integrais, verduras, frutas e legumes.

Alimentos ultraprocessados

Muitos alimentos processados têm altos teores de açúcares e outros carboidratos e, por não terem fibras, retardam a estabilização do nível de glicose no sangue

Cigarro

A nicotina pode alterar os níveis de glicose no sangue e dificultar o controle da diabetes.

Monitorando a glicemia

Através de um dispositivo eletrônico chamado glicosímetro é possível monitorar os níveis de glicemia. Basta usar um aparelho que dá uma picada no dedo e colocar a gota de sangue neste dispositivo. Assim é possível monitorar os níveis, seja em casa ou no trabalho, na hora que quiser. Essas informações são valiosas para ajustar a alimentação, a dose de medicamentos e o plano de tratamento.

Acompanhamento médico

Cada pessoa com diabetes é única, e suas necessidades de cuidados de saúde podem variar. O acompanhamento médico permite que o profissional de saúde estabeleça metas de tratamento individuais, levando em consideração fatores como idade, estilo de vida, histórico médico e outros problemas de saúde.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

Referências

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/02/23/como-controlar-o-acucar-no-sangue-com-a-dieta.htm#:~:text=A%20recomendação%20é%20investir%20em,com%20bagaço%2C%20maçã%20e%20pera.&text=Itens%20como%20nozes%2C%20castanhas%20e,e%20contribuem%20com%20a%20saciedade.

unimedlondrina.com.br/noticias/tudo-saude/08/11/2018/diabetes-habitos-para-controlar/

semprebem.paguemenos.com.br/posts/saude/10-dicas-de-como-controlar-o-diabetes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.