5
(1)

Compostar é um ato de amor, cuidado e respeito pelo o nosso planeta. Vai além de simplesmente separarmos o nossos resíduos, é um modo de mostrar ao nosso próximo e a natureza que realmente nos importamos com ela. Que apesar de todas as coisas ruins que acontecem, há esperança.

Que apesar de todas as dificuldades que aparecem (causadas pelo o ser humano) ainda podem sim ter jeito, que o futuro pode ser melhor. E que, juntos, podemos criar uma sociedade melhor, justa, mais limpa e sustentável.

Muitas vezes (repetidas vezes) vemos os noticiários e nos deparamos com cenas tristes, como a que ocorreu no nordeste, com o vazamento de petróleo, onde a vida marinha ficou comprometida com tal poluição. Todos sofrem. Primeiro, o essencial da terra, a água, depois os animais marinhos, por fim, a população que depende da pesca, da água e qualidade de vida. Água. Dela que dependemos tanto.

Hoje em dia temos diversas opções de cuidarmos dos nossos resíduos, e o primeiro ato para que isso aconteça é o de separarmos: recicláveis, resíduos úmidos (restos de comida), metais, vidros e rejeitos. Eu sei que dá trabalho, mas precisamos nos conscientizar e começarmos o quanto antes. O ato de separar já faz MUITA diferença. Facilita no momento do descarte (de preferência para a compostagem e para a reciclagem) e, a partir disso, você cria mais consciência do que está “jogando fora”.

Esse conceito já ficou ultrapassado, não temos como descartar aquilo que geramos sem dar a destinação correta. Fora a isso, você só contribui para o aumento das tonelas de lixo jogadas todos os dias no aterros e lixões. Se você não sabe/ não conhece um lixão, veja em vídeos no youtube. A realidade é dura, mas como disse anteriormente, ainda tem jeito! Bom, precisamos ser otimistas! 😉

A mudança precisa começar dentro de nossas casas, e precisamos falar disso em casa com a nossa família, nossos amigos, colegas, conhecidos, com a maior quantidade possível de pessoas! O que não podemos fazer é deixar pra lá. O jargão do “Ahhh… mas só o que eu faço não muda nada. Todo mundo joga lixo fora e não tá nem aí!!!” Sai dessa! Podemos mais, podemos ir além. A vida é uma só e o planeta também.

Comece hoje, agora, seja a mudança que você quer ver no mundo. Não espere o seu vizinho fazer pra você começar. Entre nessa com a gente! Composte, recicle, reduza, repense o seu consumo.

Compostar, reciclar e cuidar da natureza são atos de amor! 🙂  O que você faz pra mudar isso? conta pra gente nos comentários.

#FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.