0
(0)

Ficou na dúvida em como usar um de nossos produtos? Este post foi feito para você.

Composto orgânico

O ciclo dos resíduos foi fechado! E agora, como usar o composto orgânico? São duas situações possíveis: usar em uma plantinha que já está plantada no vaso com terra, ou então no caso da montagem de uma nova plantinha em um novo vaso. No caso da plantinha já existente, basta distribuir o adubo em uma fina camada na própria superfície do vaso. Agora, se você está montando um novo vasinho, é só preencher com metade terra, metade adubo. O ideal é misturar o adubo com a terra. Tudo pronto para suas plantas ficarem mais bonitas e saudáveis!

Biofertilizante

Trata-se de uma substância líquida gerada a partir da compostagem. É altamente nutritivo para o solo e as plantas e serve inclusive para o combate de pragas. Dilua em água em uma proporção de 1/10, ou seja, a cada 10 litros de água, 1 litro de biofertilizante. A aplicação pode ser feita a cada 7-10 dias em jardins e canteiros. Você pode armazenar o chorume em uma garrafa ou então em um borrifador.

Cartões sementes

Cada mês você recebe um tipo de cartão semente para plantar.

Pique o cartão em pequenos pedaços com as mãos. Em seguida molhe-os a temperatura ambiente. Coloque os pedaços no solo e cubra-os com terra. Regue uma vez por dia e em até 20 dias já começam a aparecer pequenos brotinhos.

Minhocário

​​1: Antes de mais nada, para as minhocas digerirem os resíduos em menos tempo,corte ou triture-os antes de colocá-los na composteira.

2: Acomode os resíduos orgânicos na caixa de cima em um montinho, sem espalhá-los. Desta forma, você precisará de menos matéria vegetal seca para cobri-los.

3: Misture os resíduos recém colocados com matéria vegetal seca e cubra-os completamente. Isso garantirá um processo de decomposição eficaz e evitará a incidência de moscas, larvas e mau cheiro.

4: Quando a caixa digestora de cima encher, faça a troca de posição com a caixa do meio. A caixa que estava no meio, que acaba de subir, receberá os novos resíduos orgânicos.Não há necessidade de colocar minhocas nessa caixa. Elas subirão naturalmente em busca de novos alimentos.

5: Sugerimos que cada caixa seja completada em aproximadamente 30 dias. Neste período, as minhocas processarão os resíduos orgânicos da caixa do meio transformando-os em adubo.

6: Quando a caixa de cima encher novamente, será o momento de trocá-la de lugar com a caixa do meio, e o adubo desta deverá ser retirado para abrir espaço para os próximos resíduos orgânicos que serão inseridos na composteira.

Minhocas

Esta dica vai para quem tem minhocário em casa (pois na compostagem convencional o processo de degradação dos alimentos é feito por bactérias e não minhocas).

As minhocas são responsáveis por transformar os resíduos orgânicos em húmus.

Coloque as minhocas na caixa do alto por baixo dos resíduos e da serragem. Quando você for fazer a troca das caixas não é necessário adicionar mais minhocas, pois elas naturalmente vão sair da caixa de baixo rumo a caixa de cima. Além disso, saiba que as minhocas se reproduzem dentro do minhocário, criando mais minhocas e digerindo mais matéria.

Não coloque muita comida nem deixe o minhocário no sol, porque isso pode fazer as minhocas quererem fugir do seu minhocário.

As minhocas tem que ser californianas! As minhocas convencionais não compostam na mesma velocidade.

Serragem

A serragem é rica em carbono, dá energia para a compostagem e evita que a massa de resíduos fique compacta. Isto faz com que haja passagem de ar necessária para as minhocas e microrganismos. A serragem deve ser aplicada por cima dos resíduos na proporção de um por um, ou seja, um montinho de serragem para cada montinho de resíduos. Misture bem com um ancinho de modo que não seja vista a matéria orgânica por cima, e sim a serragem. A serragem não pode ser de madeira tratada com químicos.

Sacolinhas 25L

Você recebeu o seu baldinho com uma sacolinha amarrada na alça, ou então com ela forrada dentro do balde? O objetivo dela é facilitar a coleta dos resíduos orgânicos feita pelo ciclista! Basta deixar ela forrando o balde e depositar dentro os resíduos ao longo do período. Quando o ciclista for fazer a coleta ele vai pegar este saco cheio de resíduos e transferir para as bombonas no seu triciclo. E depois vai deixar uma nova sacolinha para você repetir o procedimento. O mais legal é que esta sacola é feita de mandioca e portanto é compostável, logo vira adubo, não há desperdício de matéria-prima e nem descarte inadequado em lixões.

Lixeirinha de pia

Ela serve para auxiliar o depósito de resíduos no baldinho. Muitas vezes o baldinho fica em uma posição desconfortável para ficar depositando os resíduos toda hora, ou então dá um certo trabalho ficar abrindo e fechando a tampa. Assim sendo, uma ideia muito legal é adquirir uma das nossas lixeirinhas de pia! Dessa forma você posiciona ela em um local mais prático, como em cima da pia, e deposita os resíduos dentro dela ao longo do dia. Quando for de noite, basta transferir o conteúdo para o baldinho em apenas uma vez, que se realmente estiver em um local complicado, assim fica mais fácil.

Baldinho

Este é o nosso principal produto e não há grandes mistérios sobre como utilizá-lo. É nele que você vai depositar todos os resíduos orgânicos ao longo do período que você escolheu na hora de fazer a assinatura.

Mas afinal, quais tipos de resíduo vão e não vão para o baldinho? Os exemplos mais comuns são restos de frutas, verduras e legumes. Mas além destes você também pode depositar a borra, filtro do café, saquinho de chá, hashi de comida japonesa e forminha de cupcake. Confira a nossa lista completa!

Algumas informações importantes: o ideal é colocar o balde na cozinha em um local que seja prático para depositar os resíduos, como em cima da pia mesmo, por exemplo. Outra dica é não posicionar ele muito longe da onde você come e prepara as refeições. Evite deixá-lo no sol pois pode dar mosquitos e mal cheiro. Não deposite alimentos cozidos como carne, feijão e arroz, pois eles irão dar mal cheiro. Se você quiser compostar estes alimentos a dica é congelar e colocar no baldinho na hora da coleta.

A cada coleta você não recebe um balde novo, o nosso ciclista vai levar apenas o saco com os resíduos dentro e o balde fica sempre com você.

Neutralizador de odores

Ideal para utilizar após a lavagem do baldinho, ou para borrifar no ambiente após a abertura da tampa, caso o seu baldinho fique com odores. É natural e feito com óleos essenciais. Vale a pena testar !

Caneca

A caneca é feita com fibra de coco, não utiliza plástico, serve para tomar café, água ou suco. A caneca tem que ter o cuidado especial de não passar a bucha na logo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.