0
(0)

Compreensão da Moda Sustentável

A moda sustentável prega por condições justas de trabalho, como salários dignos e segurança para os trabalhadores.

O conceito também considera os impactos ambientais da fabricação das roupas. É preciso fazer o uso responsável dos recursos naturais, minimizar o desperdício e escolher materiais e formas de produção de baixo impacto.

Ao contrário da fast fashion, que usa materiais de pouca qualidade para o produto estragar rapidamente e o consumidor comprar peças novas, na moda sustentável as peças são feitas para durar muito tempo.

As marcas sustentáveis são transparentes em relação às suas práticas e processos. Assim os consumidores podem fazer escolhas mais bem pensadas.

Apegar-se às Peças Fundamentais

Comece obtendo algumas camisas brancas e uma calça jeans. Essa combinação serve para muitas ocasiões.

Cores neutras como preto, branco, cinza e tons terrosos são versáteis e fáceis de combinar. Ter roupas nessas cores permite criar inúmeras combinações.

Ao invés de comprar muitas roupas baratas e de má qualidade, priorize as peças de maior durabilidade.

Antes de comprar uma peça nova, pergunte a si mesmo se realmente precisa dela, se vai usar com frequência e se ela combina com suas outras peças.

Um dos pilares de um guarda-roupa sustentável é o desapego, que envolve a revisão e a redução das roupas que você já possui. Isso não apenas ajuda a simplificar sua vida, mas também contribui para a sustentabilidade.

Comece fazendo uma revisão geral no seu guarda roupa, separando as peças que usa com frequência e as que não. Separe para doação, venda ou reciclagem aquelas peças que você não usou nos últimos 12 meses.

É possível destinar as peças que não usa mais para a reciclagem. Elas podem ser transformadas em novas peças e produtos têxteis.

Ao invés de descartar peças com pequenos furos, aprenda a fazer reparos você mesmo. Existem vários tutoriais na internet.

Visita a brechós

Em alguns brechós, você pode negociar preços, especialmente se estiver comprando várias peças. Esteja preparado para fazer ofertas e, se possível, pague em dinheiro para obter descontos adicionais.

Brechós podem não ter exatamente o que você estava procurando, mas é possível encontrar peças exclusivas e estilosas que você não esperava.

Às vezes, você pode encontrar roupas com pequenos defeitos que podem ser facilmente reparados. Isso pode ser uma maneira econômica de obter peças únicas.

Lembre-se que comprar em brechós é uma atitude sustentável. Assim você evita a extração de matéria-prima para a confecção de novas peças e evita que roupas vão parar em lixões. A indústria da moda requer grandes quantidade de água e energia para fabricar novas peças.

Construindo um Guarda-Roupa Cápsula

A ideia por trás de um guarda-roupa cápsula é ter um conjunto limitado de roupas versáteis que podem ser misturadas e combinadas de diversas maneiras.

Leve em consideração os tipos de ocasiões que você costuma frequentar. Separe roupas para o trabalho, lazer e eventos.

Cores neutras, como preto, branco, cinza e azul marinho, costumam ser uma boa escolha para combinar diferentes peças.

Lembre-se que a beleza de um guarda roupa está na simplicidade. Com um guarda-roupa cápsula, você tem a oportunidade de explorar seu estilo pessoal, já que as peças refletem suas preferências.

Priorizando Materiais Sustentáveis

Procure roupas feitas de fibras naturais e sustentáveis, como algodão orgânico, linho, cânhamo e bambu. Essas fibras são cultivadas de forma mais ecológica, com menos uso de pesticidas e água em comparação com as fibras convencionais.

Embora o poliéster seja comum em muitas roupas, ele é feito de plástico e não é biodegradável.

Cuidados Adequados com as Roupas

Antes de lavar qualquer peça, leia as etiquetas de cuidados para entender as recomendações do fabricante. Alguns tecidos exigem cuidados especiais, como lavagem à mão ou água fria.

Não lave as roupas com mais frequência do que o necessário. A lavagem excessiva pode desgastar as fibras e prejudicar as cores.

Sempre que possível faça reparos nas roupas. Costure pequenos furos, por exemplo, isso aumenta a vida útil das roupas.

Quando lavar, use água fria pois preserva fibras e cores. Evite o uso excessivo de detergentes.

Desafios e Superando Obstáculos

Nem sempre é fácil encontrar roupas sustentáveis nas lojas convencionais. Porém, com o aumento da demanda a tendência é que elas fiquem disponíveis cada vez mais. Além disso, as roupas sustentáveis tendem a ser mais caras devido aos materiais de alta qualidade.

Nem todas as pessoas têm acesso a brechós por perto. É preciso pesquisar na internet. Outra solução são os brechós online.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.