4.2
(5)

Neste artigo, você verá ossos roubados de cemitérios e campos de batalha para fertilizar os campos de Yorkshire.

Você encontrará egípcios enfrentando a morte por roubar minhocas e povos antigos usando sangue para fertilizar seus jardins.

Você também encontrará alguns princípios e soluções sólidas que podem nos ajudar nos dias modernos.

Vamos começar…

Primeiras compostagens

Escavações na Escócia descobriram que o uso de resíduos domésticos como composto começou já no período neolítico.

Um povo que vivesse perto da natureza logo perceberia que a grama ficava mais verde onde um animal havia depositado suas fezes.

Primeira menção escrita de composto

É provável que a compostagem tenha se difundido muito antes do primeiro uso da escrita, então não é de surpreender que tivemos que esperar muitos anos antes do primeiro registro escrito de compostagem.

Isso aconteceu por volta de 2.300 aC, quando o Império Acadiano fez referência ao uso de esterco em uma série de tábuas de argila.

Compostagem no Egito Antigo, Grécia e Roma

A prática da fertilização continuou por várias civilizações.
Os romanos, gregos e egípcios fertilizaram os campos de várias maneiras.

Eles espalhavam esterco diretamente nos campos, coletavam e compostavam resíduos em montes de esterco e usavam estrume e palha embebida em urina.

Cleópatra certamente parece ter se interessado pela fertilidade da terra, se não pelo composto.

Como observamos em nosso artigo 14 Fatos Curiosos Sobre Compostagem, a rainha egípcia estabeleceu leis para proteger as minhocas e proibiu a exportação de minhocas sob pena de morte.

Em uma nota mais sombria, os antigos também estavam se conscientizando de como o sangue, a carne e os ossos deixados pelas guerras beneficiavam as plantas.

Por exemplo, Plutarco observou:

“Dizem que o solo, depois que os corpos apodrecem e as chuvas de inverno caíram, ficou tão fertilizado com a matéria decomposta, que produziu uma colheita incomum na estação seguinte.”

Os árabes, e principalmente aqueles que conquistaram grande parte da Espanha, eram especialistas no uso de fertilizantes:

“Os campos que produziam no máximo uma safra por ano antes dos muçulmanos agora eram capazes de produzir três ou mais safras em rotação”.

Os astecas – selvagens, mas ecológicos

Apesar de sua propensão ao sacrifício humano, os astecas eram de certa forma mais avançados do que nós – pelo menos quando se tratava de cuidar do meio ambiente.

Jogar lixo era crime, e se você cortar uma árvore sem permissão, pode ser sentenciado à morte.

Talvez o mais impressionante tenha sido a maneira como eles usaram dejetos humanos.

Os astecas construíram um sistema de latrinas humanas em toda a cidade. As fezes destes foram coletadas e usadas como composto, juntamente com o guano.

Os astecas não foram a única civilização a valorizar o lixo humano.

Séculos antes, na antiga Atenas, os excrementos eram coletados pelo sistema de esgoto.

Os presidentes que adoravam compostagem

Os presidentes dos EUA de hoje podem ser mais urbanos, mas alguns presidentes anteriores eram fazendeiros ou pecuaristas.

George Washington passou um tempo significativo experimentando diferentes fórmulas para esterco antes de finalmente se decidir por uma mistura de esterco e material vegetal.

Para maximizar a coleta de esterco, ele até construiu poleiros de pássaros no repositório, para que os excrementos dos pássaros fossem adicionados ao esterco.

Thomas Jefferson também mostrou uma apreciação precoce de como um bom solo pode ajudar as plantas a resistir aos ataques de insetos, escrevendo para sua filha que:

“Vamos tentar neste inverno cobrir nosso jardim com uma camada pesada de esterco. Quando o solo é rico, desafia as secas, produz em abundância e da melhor qualidade.

Importação e moagem de ossos de soldados

Uma atitude mais sombria em relação aos fertilizantes foi vista na Grã-Bretanha no século 19, quando ossos de cemitérios e campos de batalha foram enviados para Yorkshire para serem moídos e usados ​​nos campos.

Justus Liebig: desmascarando a teoria do húmus

Antes de 1840, os agricultores assumiam que as plantas cresciam “comendo” húmus. Mas isso foi contestado por Justus Liebig em uma monografia sobre história agrícola em 1840.

Acreditava-se que o húmus era composto de material vegetal decomposto. Liebig apontou que se as plantas precisassem de húmus para crescer, as primeiras plantas nunca poderiam ter crescido.

Liebig provou essa teoria cultivando plantas em carvão. Ele também apresentou a “lei do mínimo”, afirmando que o crescimento das plantas é limitado pelo nutriente menos disponível no solo.

Suas descobertas levaram ao nascimento da indústria de fertilizantes químicos. Isso acelerou o comércio internacional de fertilizantes e a tendência crescente de despejar dejetos humanos no mar em vez de usá-los na terra.

Albert Howard e o Método de Compostagem Indore

Albert Howard é frequentemente considerado o pai da compostagem orgânica.

Assim como F. ​​H. King, ele ficou impressionado com a forma como os chineses usavam o composto para manter a fertilidade de suas terras.

No entanto, quando ele foi para a Índia para trabalhar como Botanico Econômico Imperial, ele descobriu que muitos fazendeiros simplesmente queimavam suas plantas e resíduos de combustível.

Howard em vez disso pressionou pela compostagem desse material para que pudesse ser usado para fertilização e, durante seu tempo na Índia, desenvolveu o método Indore de compostagem.

Seus métodos incluíam abordagens inovadoras adequadas ao meio ambiente – por exemplo, colocar caules de plantas na estrada para que fossem esmagados por carrinhos – e abordagens mais modernas, como o revolvimento regular do composto.

Seu conhecimento da natureza do solo também estava muito à frente de seu tempo. Por exemplo, em The Soil and Health: A Study of Organic Agriculture, ele escreveu:

“O solo é, de fato, cheio de organismos vivos. É essencial concebê-lo como algo pulsante de vida, não como uma massa morta ou inerte. Não poderia haver maior equívoco do que considerar a terra como morta: um punhado de solo está repleto de vida. Os fungos vivos, bactérias e protozoários, invisivelmente presentes no complexo do solo, são conhecidos como população do solo. Esta população de milhões e milhões de existências diminutas, bastante invisíveis aos nossos olhos, é claro, perseguem suas próprias vidas.”

Infelizmente, ele tinha algumas crenças extremas. Por exemplo, ele acreditava que todas as doenças humanas e de plantas eram causadas por solos pobres.

Isso prejudicou a reputação de um homem que era ao mesmo tempo um cientista competente e um embaixador de técnicas eficazes de compostagem.

Rudolf Steiner: Compostagem Espiritual

Numa época em que o uso excessivo de fertilizantes já estava começando a danificar o solo, a abordagem biodinâmica da agricultura de Rudolf Steiner foi muito além da agricultura orgânica.

Seus pensamentos foram publicados em uma série de palestras em 1924 e propagaram uma abordagem holística da agricultura que abraçava a espiritualidade:

“.. nunca entenderemos a vida vegetal a menos que tenhamos em mente que tudo o que acontece na Terra é apenas um reflexo do que está acontecendo no Cosmos.”

Suas preparações de compostagem foram muito além de qualquer coisa antes ou depois. Por exemplo, a Preparação 500 envolve colocar esterco de vaca em um chifre de vaca, enterrá-lo durante o inverno e depois mexê-lo na água no sentido horário e anti-horário por exatamente uma hora.

Os ensinamentos de Steiner inspiraram, e agora existem cerca de 2.000 fazendas biodinâmicas em todo o mundo. Os ensinamentos podem ser excêntricos, mas estudos mostraram que o solo em fazendas biodinâmicas é mais rico em micróbios e biodiversidade.

Lições para o presente

Voltando à história da compostagem, achamos fascinante ver que os problemas que enfrentamos na sociedade moderna foram muitas vezes espelhados na história.

Mas dos astecas aos chineses, algumas sociedades tinham as soluções para esses problemas – soluções que não apenas levam a um ambiente mais limpo, mas a uma terra mais fértil.

Talvez, em um mundo onde gastamos bilhões para tratar esgoto e destinar aos nossos mares, ainda haja lições que podemos aprender com essas civilizações antigas.

Referência

Este texto é uma tradução da matéria “Compost History: The Fascinating Story of an Ancient Science”do site Compost Magazine (https://www.compostmagazine.com/compost-history/).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.