Ao atrair beija-flores e borboletas em seu jardim você embeleza o ambiente (são diversas cores e tamanhos!) e ainda por cima promove a polinização. Ou seja, as borboletas, por exemplo, transportam o pólen de flores masculinas para as femininas, logo são insetos muito importantes para manter o equilíbrio na natureza e manutenção da biodiversidade.
As borboletas precisam do néctar produzido pelas flores e, geralmente, são atraídas pelas espécies que possuem cores vivas, como vermelho e laranja, e com odor suave. No caso das borboletas adultas, elas podem procurar plantas que sirvam de alimento para a sua prole – as lagartas, que se alimentam das folhas.
Além disso, outro fator importante é a incidência de luz solar no jardim. Quanto mais tempo o jardim for coberto por sol, melhor será para as borboletas, já que elas necessitam do calor do sol para manter sua atividade e voar
Tenha plantas hospedeiras com néctar
Tenha plantas hospedeiras e com néctar em seu jardim. Também é indicado cultivar plantas comestíveis como árvores frutíferas, ervas e legumes pois servem de alimento para as borboletas. A exposição de frutas é uma excelente solução para aumentar as chances de ter borboletas voando pelo jardim. As mais indicadas são as bananas, o mamão e a goiaba. Essas são as frutas favoritas não somente das borboletas, como também dos pássaros.
As plantas com néctar também ajudam a fornecer alimentos para as borboletas. Algumas sugestões são: maracujá, laranjeiras, bromélias, couve, margaridas, justícia, coneflower roxo, barba-de-barata, entre outras.
Pesquise sobre as borboletas
Pesquise quais são as espécies de borboletas mais comuns em sua região e veja quais são as plantas que elas mais gostam.
Ofereça água
Para atrair os desejados insetos em seu jardim, é importante fornecer uma fonte de água. O ideal é não deixar água parada, assim como na foto abaixo. Outra ideia é usar os clássicos bebedouros próprios para aves. Para deixar a fonte de água mais atraente adicione uma pitada de açúcar.
Cultive de forma orgânica
Alguns defensivos agrícolas podem afastar e até mesmo matar borboletas e outros animais benéficos. Portanto, mantenha sempre o plantio orgânico.
Conheça 24 espécies de plantas que atraem borboletas e beija-flores
1. Cambará – Lantana camara
2. Helicônias 1, 2, 3
3. Verbena – Verbena hybrida
4. Petúnia-perene – Petunia integrifolia
5. Cosmos – Cosmos bipinnatus
6. Lavanda – Lavandula sp
7. Flor-de-coral – Russelia equisetiformis
8. Phlox – Phlox drummondii
9. Lírio-tocha – Kniphofia uvaria
10. Lupino – Lupinus hybridus
11. Alegria-dos-jardins – Salvia splendens
12. Hibisco – Hibiscus rosa-sinensis
13. Malvavisco – Malvaviscus arboreus
14. Estrela-do-egito – Pentas lanceolata
15. Zínia – Zinnia elegans
16. Primavera – Bougainvillea glabra
17. Mulungu – Erythrina crista-galli
18. Estrelítzia – Strelitzia reginae
19. Beijo-turco – Impatiens walleriana
20. Hemerocale – Hemerocallis x hybrida
21. Esqueleto – Ipomoea quamoclit
22. Calliandra – Calliandra tweedii
23. Trombeta-chinesa – Campsis grandiflora
24. Jacobínia – Justicia carnea
muito legal a divulgação de maneiras para atrair borboletas. infelizmente não tenho nenhuma dessas flores no meu jardim.
vou correr atrás.
mas Tb me preocupo com as lagartas. tinha um pé de maracujá q subia ao segundo andar da minha casa. vi surgirem umas poucas lagartas no pé. generosamente resolvi deixa-las ali. afinal, poderíamos dividir aquele espaço. qual o que! em pouco tempo dizimaram meu pé de maracujá!