A jardinagem pode ser um ponto de partida para as crianças desenvolverem consciência ambiental. A ideia é que desenvolvam o senso de sustentabilidade durante toda a vida. Ao praticar a jardinagem elas desenvolvem respeito à natureza e muito mais!
Desenvolve a alimentação
Um dos benefícios da jardinagem para os pequenos é o consumo de orgânicos. Vários estudos mostram que crianças que plantam sua própria comida apresentam maior probabilidade de comer frutas e vegetais e de demonstrar maiores níveis de conhecimento sobre nutrição, tanto na infância quanto na fase adulta. O que acontece é que ao plantar seus próprios alimentos, elas adquirem um apreço pela comida e desenvolvem o desejo de comer aquilo que plantaram.
Estimula a responsabilidade
Ao monitorar e participar do processo de desenvolvimento das plantas, fazendo checklists e cronogramas de cuidado, isto torna a criança mais responsável pelas suas atitudes. Algumas tarefas que vão delegar responsabilidade às crianças são regar, cuidar do solo, eliminar parasitas, adubar o solo, etc.
Dessa forma, trabalha-se valores como dedicação e constância, algo muito importante para conseguir alcançar os objetivos em nossas vidas.
Aprendendo da onde vem os alimentos
A criança aprende de onde vem a comida, quais processos foram necessários para o seu cultivo e tudo isto desmistifica a ideia de que a comida vem do supermercado.
Cria vinculos sociais
Esta prática também pode ser realizada em família e assim estimular vínculos afetivos. Assim a criança também aprende a trabalhar em grupo.
Desenvolve habilidades matemática
Isto acontece quando a criança aprende a calcular a quantidade de terra necessária para uma planta bem como a quantidade de água necessária para irrigá-la. Além disso, calcula a área para a plantação, o número de frutos e sementes que irão germinar.
Desenvolve conhecimentos de botânica
Praticando a jardinagem a criança acaba conhecendo a respeito das diferentes culturas que podem ser plantadas, identificando e diferenciando raízes, caules, folhas, flores e sementes. Além da botânica, também aprendem sobre biologia e química. Outros conhecimentos que podem ser adquiridos são a respeito do processo da fotossíntese, o crescimento das plantas e polinização.
Desenvolve o senso de paciência
Hoje em dia, tudo é muito rápido. Porém, a criança aprende que existe a hora para plantar, cultivar, cuidar e colher e nem sempre isso acontece de forma rápida. Isto pode ser interessante pois pode afastar a criança do fast food, uma vez que os alimentos saudáveis não são produzidos tão rapidamente igual nesses restaurantes.
Referências
dentrodahistoria.com.br/blog/familia/desenvolvimento-infantil/jardinagem-beneficios-para-criancas/
quindim.com.br/blog/horta-para-criancas/
soumae.org/jardinagem-para-criancas/
educlub.com.br/kit-de-jardinagem-infantil-e-seus-beneficios-para-as-criancas/
Muito boa a ideia de introduzir a jardinagem na vida das crianças.