O petróleo é comumente usado como fonte de energia e de matéria-prima para a indústria.
É responsável por cerca de 35% do total de consumo de energia no mundo, o que lhe garante a liderança em relação a outras fontes de energia.
Na indústria, pode ser usado para a fabricação de lubrificantes e plásticos.
Trata-se de um recurso natural não renovável, ou seja, finito. Ele é feito a partir da decomposição de restos de animais e vegetais que se degradaram a milhões de anos.
Se o ritmo de consumo continuar igual, estima-se que em 40 a 50 anos, este recurso irá se esgotar, fazendo-se necessário outros tipos de fontes de energia.
O processo de extração do petróleo implica em grandes gastos com aparatos e mão-de-obra.
No Brasil, a extração do petróleo ganhou espaço no século XX com a criação da Petrobras.
O que você vai descobrir neste texto, é que apesar de possuir muitas utilidades, o petróleo é altamente poluente e causa diversos impactos ambientais.
Qual a composição do petróleo?
O petróleo é um bem líquido formado por um complexo de elementos químicos. Trata-se de uma substância oleosa, altamente inflamável e de coloração negra ou castanho escura. Ele é composto, prioritariamente, por hidrocarbonetos. Sendo assim, a sua composição é predominantemente formada por moléculas de carbono e hidrogênio.
Sobre a sua obtenção
Como já foi dito, o processo de obtenção do petróleo é complexo, uma vez que a maior parte dos depósitos estão em zonas de difícil acesso, como nas grandes profundezas oceânicas. Logo, é necessário muitos aparatos tecnológicos e mão-de-obra especializada.
O processo consiste na perfuração das bacias sedimentares por sondas que também permitem a ascensão do petróleo até a superfície.
Em primeiro lugar há um levantamento ou prospecção para saber onde há petróleo. Para encontrar a substância, os profissionais fazem o uso de equipamentos capazes de identificar sua presença. Um dos instrumentos mais usados é o sismólogo, uma ferramenta que, através da emissão de ondas de choques, pode confirmar a presença de petróleo acumulado em uma região.
Após a confirmação da presença da substância, começa o processo de perfuração. O primeiro objetivo é descobrir se a extração é viável ou não. Pois existem casos em que as jazidas são encontradas, mas devido a condições geográficas não é possível extrair.
Logo após, o petróleo é captado por meio de bombeamento, sendo posteriormente direcionado para a sua refinação.
Por fim temos o refino, que é um melhoramento da substância que se adequa ao seu uso exato.
Impactos ambientais
Atualmente, há uma grande preocupação em relação aos impactos do petróleo.
Os impactos vão desde a sua produção, consumo até a deposição.
Primeiramente, o processo de extração pode derramar petróleo nos oceanos, causando a morte de animais e afetando ecossistemas. Quem também é prejudicado são as pessoas que vivem da pesca.
Durante o consumo, podemos destacar um dos derivados, a gasolina. Sua combustão emite diversos gases poluentes, intensificando o efeito estufa.
Usos domésticos
O petróleo também pode ser usado na formulação de outros subprodutos de uso comum e doméstico:
itens diversos em plástico;
óleo lubrificante;
maquiagens;
remédios;
tecidos sintéticos;
sapatos e roupas;
produtos de limpeza;
corantes e conservantes de alimentos;
fertilizantes.
Geopolítica
Os países que possuem petróleo em seu território possuem mais poder e fonte de renda, uma vez que este recurso é desejado por vários países. Atualmente, as maiores reservas petrolíferas estão no Oriente Médio, com aproximadamente 60% do petróleo mundial.
Por conta disso, inúmeros desentendimentos geopolíticos ocorreram e ainda ocorrem nessa região, a maioria deles envolvendo ou tendo a participação dos Estados Unidos da América (EUA), que são bastante dependentes do petróleo para se desenvolverem.
Os EUA são os maiores produtores do mundo, porém sua demanda interna não é totalmente abastecida, fazendo com que tenha que intervir em outros países para conseguir comprar a baixo custo.
O Brasil também é um dos grandes produtores mundiais, porém não exportamos, apenas consumimos internamente. Com a descoberta do pré-sal, esta situação pode mudar, podendo nos tornarmos um grande exportador.
Os maiores produtores de petróleo são, respectivamente: Venezuela, Arábia Saudita, Canadá, Irã e Iraque.
Sobre o Pré-sal
O pré-sal trata-se de uma grande reserva de petróleo, localizada a 7 mil metros de profundidade, abaixo do assoalho oceânico, que se estende do litoral do estado do Espírito Santo até a costa do estado de Santa Catarina, contendo 800 km de extensão.
Em 2006 foi descoberto o Pré-Sal. A exploração dessa reserva, iniciada em 2008, chegou a ser responsável por 60% da produção brasileira de petróleo.
Qual a origem do petróleo?
A teoria mais aceita é de que é oriundo da decomposição de restos de animais e vegetais, que ficaram soterrados, há milhões de anos, tanto em regiões oceânicas quanto terrestres.
História do petróleo
A indústria petrolífera surgiu em meados do século XIX, quando foi desenvolvido o processo de refinação do óleo na Escócia. O Azerbaijão era, nesse período, o maior produtor de petróleo, sua produção correspondia a mais de 50% da produção mundial. No continente americano, o petróleo foi primeiramente encontrado no Canadá. No ano de 1859, iniciou-se a produção nos Estados Unidos por meio de um poço de aproximadamente 21 metros perfurado na Pensilvânia.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
mundoeducacao.uol.com.br/geografia/petroleo-2.htm
escolakids.uol.com.br/geografia/petroleo.htm
brasilescola.uol.com.br/geografia/petroleo.htm
significados.com.br/petroleo/