5
(1)

 

Nada melhor do que fazer o seu cafezinho em apenas alguns segundos e de forma tão prática. Porém, uma vez que as cápsulas são feitas de alumínio e/ou plásticos, e quando não são destinadas corretamente após o uso, este hábito gera lixo. E não é pouca coisa: em 2019 foram consumidos 16 mil toneladas de café encapsuladas! Para se ter uma noção do volume, a cidade do Rio de Janeiro produz 10.000 toneladas de lixo comum por dia.

Este segmento de mercado cresceu 40% nos últimos 5 anos e aproximadamente 8% dos lares brasileiros hoje possuem máquinas de café.

Neste texto você verá algumas soluções, como devolver as cápsulas para pontos de coleta ou até mesmo fazer artesanato em casa!

Mais lucros do que o café ensacado

Apesar da maior parte do café consumido no país ser torrado e moído, os cafés encapsulados geram maiores lucros. Veja bem, 1kg de café ensacado custa 22 reais. Agora, uma cápsula que contém 5g de café custa entre 1 e 2 reais, o que significa que 1kg de café em cápsula custaria entre 200 e 400 reais!

Aliado a isso, temos um crescente mercado consumidor voltado para este nicho, uma vez que existem pessoas que preferem cafés especiais, com aromas e sabores de qualidade, e que optam por consumir cafés em capsulas.

É por isso que o Brasil saltou de apenas 1 empresa em 2006, que era a Nespresso, para mais de 120 empresas atuando nesse nicho.

Sobre cápsulas de alumínio

Já parou para se perguntar por que as cápsulas da Nespresso são de alumínio? É um material que preserva o sabor e aroma do café além de poder ser facilmente reciclado e reutilizado. Além disso, a reciclagem do alumínio consome 95% a menos de energia do que a fabricação do material virgem.

A Nespresso anunciou que até o fim de 2021, 80% de suas cápsulas comercializadas serão de alumínio reciclado!

Cápsulas X Sacos tradicionais X Sacos de papel

Por um lado, o café moído vendido em sacos de plástico e forrados internamente de alumínio consomem menos insumos do que a mesma quantidade de café em cápsulas. Por outro lado, o fato de ser de alumínio por dentro impossibilita a sua reciclagem.

Logo o café mais sustentável é o que vem em saco de papel!

E que tal comprar café a granel levando o seu próprio potinho de vidro? Melhor ainda!

Um detalhe é que o destino da embalagem não depende apenas do material em que vem embalado. Cabe ao consumidor destinar corretamente ao mesmo tempo em que os fabricantes fornecem opções de destinação para reciclagem. Não adianta ser reciclável e jogar no lixo!

Reciclagem: separando plástico, alumínio e café

Apesar das cápsulas Nespresso serem fabricadas na Suíça, a empresa encontrou parceiros aqui no Brasil para realizar a reciclagem. Confira como é este processo:

Em relação a reciclagem de cápsulas inteiramente de alumínio, a primeira etapa do processo, assim que as cápsulas chegam ao local da reciclagem, é a separação do alumínio e do café.

O que acontece é que as cápsulas passam por uma esteira que chacoalha e separa a borra do café do recipiente.

Uma vez que estes materiais foram separados, o alumínio é enviado para centros de fundição para que o material possa ser transformado em outros objetos como canivetes e canetas, por exemplo. Já o café é enviado para uma empresa de compostagem para que assim possa ser transformado em adubo orgânico.

Pontos de entrega

A maneira mais simples de reciclar suas cápsulas é levando-as até lojas da Nespresso, porém elas não existem em todas as cidades, o que torna uma barreira. Portanto, cabe aos fabricantes de café oferecerem opções fáceis de reciclagem ao invés de transferirem a responsabilidade para os consumidores.

Sobre a Nespresso

A Nespresso é líder de mercado quando o assunto é reciclagem de cápsulas de café no Brasil. A empresa não divulga o valor comercializado, mas tem 45% de market share (participação de mercado). A porcentagem de cápsulas recicladas pela empresa vem crescendo: em 2016 foram 8,6% e em 2019 foram 23%. A empresa também investe o equivalente a 150 milhões de reais no mundo em ações voltadas para reciclagem.

A empresa disponibiliza uma seção em seu site em que o consumidor preenche um formulário e recebe um código para ser apresentado no correio na hora de despachar as cápsulas para reciclagem. Dessa forma o consumidor envia cápsulas para reciclagem sem pagar nada.

O que os outros fabricantes estão fazendo?

– Três Corações: começou a reciclar cápsulas em 2017 quando reciclou 6,7 toneladas. Existem pontos de coleta em diversas capitais e garante que 100% das embalagens utilizadas sejam recompensadas ambientalmente.

– Café Orfeu: a marca lançou sua cápsula biodegradável e compostável. Além disso, destina o café a compostagem.

– Pilão e Illy: possuem a opção de envio de cápsulas gratuitamente no correio por meio de uma etiqueta pré-paga colada na caixa enviada. Não é necessário lavar as cápsulas para o envio.

Upcycle: reaproveitando as cápsulas

Muitas marcas sabem que suas cápsulas podem ser reaproveitadas de forma artesanal pelos consumidores. Por isso, é interessante que pensem no design do produto, não apenas pensando no consumo, mas também no upcycle (reaproveitamento).

Agradecimento

Este texto foi feito com o suporte de Rodrigo Oliveira
Sócio fundador da Impacta Consultoria de Sustentabilidade
Empresa Credenciada junto ao Instituto Lixo Zero Brasil
www.impactacomvoce.com.br
@impacta.comvoce

Referências

ecycle.com.br/capsulas-de-cafe-reciclagem-dolce-gusto-nespresso/

uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2019/10/14/nespresso.htm

segredosdomundo.r7.com/capsulas-de-cafe/

veja.abril.com.br/economia/reciclagem-ainda-e-desafio-para-empresas-de-cafe-em-capsula/

tudosobrecafe.com/como-reciclar-capsulas

autossustentavel.com/2020/10/capsulas-de-cafe-feitas-com-aluminio-reciclado-nespresso-economia-circular.html

revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/05/empresa-recicla-capsulas-usadas-de-cafe-em-novo-centro-instalado-em-sp.html

1.folha.uol.com.br/sobretudo/morar/2018/03/1959995-demorou-mas-reciclagem-de-capsula-de-cafe-comeca-a-crescer.shtml

ojoioeotrigo.com.br/2019/08/o-amargo-impacto-ambiental-dos-cafes-em-capsula/

gazetadopovo.com.br/haus/sustentabilidade/cafe-em-capsula-impacta-14-vezes-mais-o-meio-ambiente-solucao-passa-por-habito-de-consumidores/

terracycle.com/pt-BR/brigades/reciclo-capsulas-de-cafe

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.