A importância da empatia em tempos de pandemia – e todos os dias

Vivemos em tempos difíceis, onde muitos não estão bem mentalmente/ psicologicamente, e onde a onda de estresse, depressão e ansiedade aumenta a cada dia.

Com isso, precisamos refletir bastante sobre o quão empáticos temos sido para com o próximo, seja o entregador, o padeiro, o ciclista do Ciclo, o porteiro… enfim, todos que estão ao nosso redor, e ao mesmo tempo, pessoas fundamentais do dia a dia.

Afinal, você sabe o que significa a palavra << empatia >> ?

Segundo o dicionário, uma das definições diz que ela é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente e de querer o que ela quer. Em resumo, poderíamos dizer que ter empatia é se colocar no lugar do outro. No entanto, ser empático envolve saberes diversos e mais profundos.

Além do mais, como podemos colocar isso em prática em nosso cotidiano? Isso é algo, que para muitos, é difícil, porém, pequenas atitudes positivas podem mudar o dia de alguém. Como por exemplo, termos básicos e que ainda são escassos em diversos lugares: “bom dia”, “boa tarde”, “tudo bem?”, “obrigada”, “por favor”, “com licença”.
Parece bobo, mas faz diferença, viu? 🙂

Portanto, a empatia é uma competência que só se desenvolve na prática. Por mais que as leituras, as conversas e as reflexões ajudem a compreender a vida e os desafios do outro, a melhor maneira de ser uma pessoa empática é na vida real. O lado bom é que, enquanto se tenta ter empatia com alguém, esse mesmo alguém pode estar neste processo com você, o que deixa as tentativas mais verdadeiras(!!!)

Todos os dias são oportunidades únicas para fazer o seu melhor.
Não perca tempo e seja a sua melhor versão! 🙂 #vamosjuntos

Avatar
Autor:
Thamyris Soliva
Sobre:
Thamyris Soliva, 27 anos, carioca, apaixonada pela natureza, panificação artesanal e afins, e principalmente pelos animais! Publicitária, esposa do Lucas e mais um braço do Ciclo Orgânico desde 2015.
Mais artigos de: Thamyris Soliva

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*