Rios voadores? O que são?
Rios voadores são enormes massas de vapor d’água na atmosfera que se deslocam entre regiões propiciando a umidade por onde passa. Este fenômeno acontece de uma forma muito intensa na floresta Amazônica e neste post você vai ler o porquê disso, sobre a importância deles e como estão sucetíveis a ações humanas.
Por que são comuns na Amazônia?
Devido a enorme quantidade de árvores… Elas extraem água do subsolo, e por meio da evapotranspiração, espalham no ar uma enorme quantidade de vapor d’água, formando os rios voadores. Segundo o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) uma árvore de 10 metros emite 300 litros de água na forma de vapor na atmosfera por dia! Somando a evapotranspiração de todas as árvores na Amazônia, temos basicamente um Rio Amazonas… só que no ar! É importante lembrar que antes do efeito das árvores, os rio voadores tem início no oceano atlântico, e chegam na floresta por meio dos ventos alíseos. As massas de vapor logo ganham corpo e intensificam o fenômeno.
Para aonde vão? Quais as consequências?
Assim que o vapor d’água chega na atmosfera da Amazônia ele volta para o solo sob forma de chuva ou então é transportado pelo ar para outras regiões por meio dos ventos.
No caso da Amazônia, parte desloca-se para o oeste do continente alcançando a Cordilheira dos Andes, aonde precipita-se sob a forma de chuva ou neve, abastecendo nascentes de rios e cursos que dão origem ao próprio Rio Amazonas. Outra parte dos rios voadores deslocam-se rumo ao centro oeste, sudeste e sul do Brasil, aonde precipitam sobre a forma de chuva. Se não fossem pelos rios voadores teríamos um deserto no Centro Oeste brasileiro assim como na Austrália e Namíbia!
A economia agradece
Além disso, as chuvas oriundas dos rios voadores irrigam plantações, enchem rios e represas – sendo muito importantes para a econômia.
Mais um motivo para não desmatar
Ou seja, isso significa que o desmatamento da Amazônia tende a afetar a toda essa dinâmica (não apenas o regime de chuvas, mas também as temperaturas). E a expansão do agronegócio também limita a evapotranspiração que é mais intensa nas florestas nativas.
Achou curioso? Sabe mais algum fato sobre os rios voadores? Deixe o seu comentário!