A técnica de irrigação por gotejamento é muito comum em países com escassez de água, pois possibilita uma enorme economia deste recurso ( e energia também!) com uma grande produtividade. Para pequeno ou grande agricultor, esta técnica é indicada e funciona para vários tipos de cultura.
Como funciona?
A técnica consiste na aplicação de água, por meio de gotas, bem na raíz do vegetal (quando aplicada sobre as folhas pode causar fungos). A água pode ser adicionada por tubos por cima da terra ou então por tubulações enterradas – neste modelo deve-se atentar para a quantidade de água que esta sendo usada, para evitar a perda do controle da sua vazão. Por outro lado ele diminui os riscos de danos mecânicos a tubulação e causados por pragas.
Nos dois modelos, a emissão de água é feita em alta frequência e baixa pressão. Além de economizar recursos, ha um aumento significativo na produtividade do agricultor pois a irrigação é feita com precisão, isto é, apenas no local necessário. Por outro lado, um dos pontos fracos do sistema de gotejamento é o alto custo de implementação…
Por que as plantas adoram?
Por meio do gotejamento, é possível fornecer a planta água e nutrientes em dosagens ideais e balanceadas, ou seja, nem quantidades escassas nem em excessivas. Isso é controlado pela distância entre um furo e outro no cano, quanto menor, mais intensiva é a irrigação. O benefício não é apenas a quantidade de água usada, mas também a frequência. Assim, assegura-se um melhor desenvolvimento do vegetal.
Economia de energia e água: diferente das formas de irritamento tradicionais, a técnica do gotejamento não usa pressão, e logo, utiliza menos energia. Sobre a economia de água, além do fato da irrigação ser em gotas, o modelo também assegura que não aconteça evaporação, escoamento e desperdício.
Origem
A iririgação por gotejamento foi inventada em Israel há 50 anos, país com chuvas escassas e 50% do território desertificado. Além disso é referência em dessalinização, tratamento de esgoto e reutilização de água, no caso, 91% do esgoto é tratado e 75% destinado a agricultura.
Outros benefícios do gotejamento
Reduz proliferação de ervas daninhas que se beneficiam da aspersão de água; evita formação de lama; permite o cultivo em áreas rochosas e em declives acentuados; pode ser instalado em diversas culturas; alem de não provocar a erosão do solo, etc.
Por que o mundo precisa do gotejamento?
Estima-se que a população global em 2050 seja de 10 bilhões de pessoas e que haja 20% menos terras cultiváveis. Além disso, a cada ano que passa observa-se que a agua tem ficado mais escassa… A utilização da água de forma adequada pode inclusive evitar conflitos entre países.
Peço desculpas ao amigo, mas a irrigação por gotejamento utiliza sim pressão. O que causa o gotejamento da água é a perda de pressão dentro dos labirintos do gotejador. Sem pressão, nem água sai nos gotejadores.
Luís Otávio Engenheiro Agrícola, Mestrado em Irrigação, Projetos de irrigação.